segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Fabricando o piso


Uma das perguntas mais frequentes que meus clientes fazem é: Como o piso marmorizado em placas da Segato é produzido, então, vamos a seguir descrever de forma sucinta o processo de fabricação.
O piso tem duas camadas, a face aparente e a camada inferior.
A face aparente é a camada superior, também chamada de camada rica, com textura lisa ou em relevo, colorida ou não de argamassa composta de cimento cinza ou branco, agregados minerais, aditivos e água, com mínimo de 10 mm de espessura.
A camada inferior, também chamada de gross ou biscoito, é a parte do ladrilho que é destinada ao assentamento, com cerca de 2 cm de espessura, composta de cimento, pó de pedra e areia.
A produção do piso é feita em equipamentos de origem italiana que prensam e ao mesmo tempo vibram o piso.
A argamassa para a face superior é dosada em equipamentos dosadores, misturada em misturadores tipo betoneira e “despejada” no fundo da forma (quadro) da prensa. A argamassa da camada inferior é dosada e misturada a seco, tipo farofa, e “despejada” sobre a camada da face superior e assim o piso é vibrado e prensado. Notem que o piso é produzido ao contrário, e o embolo da prensa é aplicado sobre a camada inferior seca, de modo que na prensagem a água da camada rica percola para o gross unindo as duas camadas de forma monolítica. Notem também que a camada inferior não é uma forma de economizar material e sim um material que permite a prensagem, pois sem ele a pressão da água da camada rica não permitiria a prensagem nesse equipamento.
Após a prensagem o piso é extruzado do quadro da prensa, acomodado em grades e encaminhados para cura úmida.
Depois da cura úmida o piso é semi-polido, ou melhor, desbastado, em politrizes industriais e embalados em paletes para futuro transporte à obra.
Simples não? Boas obras.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails