segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Importância do projeto


Um projeto para a execução de piso de concreto é fundamental para um bom resultado, e tão importante quanto o das outras estruturas. Antigamente quando falava em piso de concreto logo vinha a idéia do concreto "fck 180", espessura de 10 a 15 cm com uma tela “jogada” entre duas camadas desse concreto, em uma pista de 4m de largura adensados com vibradores de imersão e régua vibratória e serrado no outro sentido, quando muito serrava as juntas de construção e colocava isopor nos pilares e paredes para junta de encontro. O acabamento era feito com “discão” e “bambole” na maioria das vezes elétricos.
O resultado quase sempre era de um piso ondulado, com variações de níveis, de baixa resistência e o pior, com muitas patologias.
Com a modernização dos equipamentos e mobiliários industriais, gerou a necessidade de um piso com alta tecnologia aplicada o que fez vários engenheiros a se dedicarem a estudar e desenvolver métodos, processos, materiais e projetos para que os pisos se comportem da forma desejada.
O projeto do piso vai desde o estudo do solo, materiais e granulometrias da base, traço do concreto com alternativas de tipos de cimento, aditivos, adição de fibras, protenção, posicionamento de telas, espaçadores, barras de transferências, juntas, tipo de acabamento, espargimento de agregados finos, endurecedor de superfície, largura da pista, espessura e etc.
Sendo um piso de concreto acabado ou um contrapiso para receber um revestimento, com um projeto o executor vai ter todas as diretrizes para desenvolver a execução com respaldo técnico e não apenas com experiências anteriores.
Quase a totalidade das empresas de engenharia projetistas de piso, são também consultoras e fiscalizadoras fornecendo ao contratante a garantia da técnica, a tranqüilidade de que o piso está sendo bem executado, como também a solucão para imprevistos.
Lembramos também que o custo do projeto é muito baixo em relação ao custo da obra e pode gerar uma economia muito maior de dinheiro, de tempo e de dores de cabeça.
Boas obras.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails