segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Descascando pepinos II


Por que em shoppings recém inaugurados os pisos apresentam manchas no rejunte e a cera não brilha como nos shoppings mais antigos?

Como é citado no informativo técnico da Segato, é comum principalmente em pisos brancos o aparecimento de pontos de umidade no rejunte e nas bordas das placas resultantes da umidade acumulada nas camadas inferiores ao piso (argamassa de assentamento, contrapiso, laje) durante a obra que percola para a superfície. O tempo para secagem depende da quantidade de água acumulada e das condições climáticas e de ventilação local. Após a completa evaporação da umidade a tonalidade das placas ficará uniforme. Durante esse processo é necessária uma manutenção mais ativa (remoção e aplicação do selante) para não acumular pó nas juntas úmidas causando manchas pretas.
Vejam a postagem "Umidade no rejunte" de 1 de outubro de 2007 neste blog
Quanto ao brilho, o piso recém inaugurado, que é marmorizado e cimentício, ainda está com muito material alcalino retido na porosidade originado da obra e do processo de aplicação que aumenta o pH. O enceramento terá mais brilho quanto mais neutralizada a alcalinidade do piso estiver. Por isso o resultado do enceramento fica melhor depois de algum tempo do que na primeira implantação.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails