segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Direcionando fissuras de rejunte



Na obra de revitalização do Morumbi Shopping foi detectado que devido a elevadas movimentações estruturais da laje ocasionadas por variações térmicas e vibrações o rejunte branco apresentou fissuras que no piso antigo ficavam menos aparentes devido à coloração mais escura. Essas fissuras se apresentam pela função do rejunte trabalhar como fusível, ele fissura para a placa de piso não sofrer danos.
O Engº Públio Penna Firme Rodrigues da LPE, consultor e projetista de pisos, apresentou uma solução muito interessante que está sendo executada na obra.
A estrutura está sendo isolada do piso novo com aplicação de lona plástica entre a laje e a argamassa de assentamento, permitindo assim que os trabalhos estruturais do piso e laje fiquem independentes.
Uma tela tipo viveiro é colocada entre duas camadas da argamassa de assentamento gerando unicidade ao piso.
O assentamento e rejuntamento do piso ocorrem de forma convencional, sendo que em até 7 dias o piso é serrado a cada 4m aproximadamente de acordo com a paginação de forma que o corte seja profundo para romper a tela colocada na argamassa. Formando assim panos de piso de aproximadamente 16 m².
A junta formada entre os panos de piso será preenchida com polioretano flexível na cor do piso.
Nota – se que as tensões estão direcionadas para essa junta mais flexível diminuindo a sobrecarga no rejunte.
O Brasil não tem a cultura de contratação de consultoria para o revestimento de piso e nem sempre é elaborado um projeto para o contrapiso ou piso de concreto. Alguns conceitos devem ser revistos.
Boas obras.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails