domingo, 25 de maio de 2008

Aquecimento na construção de shoppings



No dia 10 de março deste ano, postei com o título de “Aquecimento” uma matéria sobre o aquecimento do mercado da construção. Hoje retomo ao assunto focando o setor de Shopping Centers.
A indústria de shopping centers conta hoje com 367 shoppings sendo 337 em operação (muitos em ampliação ou revitalização) e 30 em construção.
Os 367 shoppings totalizam área bruta locável de aproximadamente 8,3 milhões de m², compreendendo mais de 62 mil lojas – satélites, 1,4 mil lojas – ancoras e 1,97 mil salas de cinema e teatro.
Empresas como Multiplan, Brascan, Sonae Sierra, Aliance, Savoy, Ancar, BR Malls, Iguatemi, JHS, Catuaí, Zaffari investem pesado em construções e aquisições de shoppings, havendo até uma disputa pela liderança do setor.
Cada vez mais empresas estrangeiras investem nesse setor, muitas das citadas acima ou são ou estão associadas com empresas estrangeiras. A multinacional israelense Gasit Globe que possui negócios nos EUA, Europa e Canadá é uma das recém chegadas.
O crescimento se expande para o interior do país, em 1988 somente 30% dos empreendimentos estavam no interior, hoje, este percentual se elevou para 44%.
Não só o Brasil mais outros paises em desenvolvimento como Nigéria, África do Sul, e paises do leste europeu estão passando pelo mesmo processo. A matéria de 22 de maio do The New York Times destaca “Na Sibéria brotam shoppings por toda parte”.
A Segato do Brasil, junto com seus aplicadores, se preparou para esse “boom” do mercado e vem atendendo os clientes que a contrataram como parceira em seus investimentos com a qualidade e pontualidade que a excelência desses empreendimentos exige, destacando – se como a empresa com maior quantidade de m² de pisos assentados em shopping centers em 2007/2008.
Boas Obras.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails