domingo, 26 de outubro de 2008

Problemas no Enceramento - Marcas no Acabamento e Acabamento Viscoso


Continuando a série “Problemas no Enceramento” vamos mostras as causas e soluções quando o enceramento fica com marcas e quando o acabamento fica viscoso ou pegajoso.

Marcas no Acabamento.
Causa 1: Camada muito fina no acabamento.
Solução: Aplicar o acabamento com mop mais carregado. Diminuir a velocidade da aplicação do acabamento no piso. Utilizar a passagem do tipo para “pintura" em vez daquela para “espalhamento” ao aplicar o acabamento.
Causa 2: Piso recamado antes da secagem completa da camada original.
Solução: Lustrar para remover camadas. Se ainda assim não for possível tirar as marcas do piso, será necessário repetir a remoção e o revestimento. Assegurar a secagem de cada camada. Realizar acabamento de áreas menores. Aplicar nos cantos de corredores compridos e em seguida no meio pode provocar o aparecimento de névoas nos cantos em direção ao final do corredor, pois o acabamento começa secar ao longo dos mesmos.
Causa 3: Mops ou equipamentos sujos.
Solução: Usar sempre mops, baldes e espremedores limpos ao aplicar o acabamento no piso.
Causa 4: Produto para o acabamento do piso congelado (concentrado).
Solução: Substituir o produto, remover a área, enxaguar bem com detergente neutro e água. Reaplicar o acabamento.

Acabamento Viscoso ou Pegajoso
Causa 1: Camada muito espessa de acabamento.
Solução: Aplicar camadas uniformes e deixa-las secar antes de aplicar a próxima camada.
Causa 2: O piso não foi enxaguado adequadamente antes da aplicação do acabamento.
Solução: Enxaguar o piso completamente com água limpa.
Causa 3: Volume de água insuficiente durante o uso da lavadora.
Solução: Aumentar a vazão da lavadora para permitir que mais solução e maior tempo de contato dissolvam as sujeiras.
Causa 4: A solução de limpeza não é aspirada completamente pela lavadora automática durante o processo de lavagem.
Solução: Andar mais devagar, verificar a presença de detritos no rodo e garantir o adequado contato com o piso. Verificar a operação do motor a vácuo e a existência de obstruções na conexão entre o rodo e o tanque de recolhimento.

Texto extraído do manual de procedimentos da Eclipse Brasil com a colaboração do sr. Etsugi Tsutsumida.
O conhecimento é nada sem divulgar.

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