domingo, 7 de dezembro de 2008

Rodapé Hospitalar é Reto




A Anvisa, Agencia Nacional de Vigilância Sanitária, na sua resolução – RDC 50 de 21 de fevereiro de 2002 onde dispõe sobre o Regulamento Técnico para planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde e na parte III, critérios para projetos de Estabelecimentos de Saúde, item 6 – Condições Ambientais de Controle de Infecção, Parte C – Projeto Executivo, item C2 – Rodapés, consta o seguinte texto:
A execução da junção entre o rodapé e o piso deve ser de tal forma que permita a completa limpeza do canto formado. Rodapés com arredondamento acentuado, além de serem de difícil execução ou mesmo impróprios para diversos tipos de materiais utilizados para acabamento de pisos, pois não permitem o arredondamento, em nada facilitam o processo de limpeza do local, quer seja ele feito por enceradeiras ou mesmo por rodos ou vassouras envolvidos por panos.
Especial atenção deve ser dada à união do rodapé com a parede de modo que os dois estejam alinhados, evitando – se o tradicional ressalto do rodapé que permite o acumulo de pó e é de difícil limpeza.
Em resumo o rodapé hospitalar é reto e rente à parede.
Boas obras.

Um comentário:

Anônimo disse...

Sr. Ingles SP 08.12.2008

Nos tratamentos de piso, tenho observado de que as sujeiras se acumulam nas paredes, ao largo nas bases dos pilares, nas mesas fixas da alimentação, etc.

A recomendação que tenho manifestado junto aos clientes, é de que a limpeza neste locais, sejam quando nas recamadas. Varrendo com vassoura de piaçava, depois passar mop põ. Em seguida, untar os cantos com detergente com diluição mais concentrada e esfregar com enceradeira e/ou com LT e fibra verde ( para refinamento )..

Nos Hospitais tenho observado que os cantos são arredondados, principalmente quando o piso é de Paviflex ou similar. Este arredondamento permite que ao passar o mop põ, em sentido paralelo a parede, facilita a retirada da sujeira diariamente e facilitando a eliminação quando da recamada.

Nos casos em que os pisos são de granito ou outra pedra natural ( mármore ) e inclusive os artificiais ( granilites, marcopisos, etc ), realmente é difícil o assentamento de tal forma que nos cantos tenham a forma arredondada.

Além disso, o acabamento neste locais é difícil pois o nivelamento é manual. Até brinco com o pessoal: Este acabamento somente será resolvido quando mecanicamente inventarem uma roda quadrada.

Se possível, o arredondamento nos cantos das paredes, facilitará a limpeza de uma maneira geral e mais eficaz.

Por outro lado, nas remoções os cantos arredondados se tornam problema. Ao aplicar o removedor, que aje quimicamente, a permanencia do produto é mínima, por causa do plano inclinado.

Estou pronto para receber contestações e agradeço antecipadamente.



Eclipse Brasil Importação e Comércio Ltda.

Eng.Quimico Etsugi Tsutsumida

Related Posts with Thumbnails