domingo, 14 de junho de 2009

O Metro Linear é redundante


A expressão metro linear é originada do “obrês” e indica a medida de rodapés, tabeiras, soleiras e outros em que o comprimento é maior que a largura. Sem a pretensão de ser um professor Pasquale, informo que essa expressão é errada e não existe em nenhuma escala oficial de medida. O correto é falar simplesmente metro, por exemplo, 100 metros de rodapés e 50 metros de tabeiras. Neste caso, a palavra linear é redundância.
Engraçado é que não usamos essa expressão para largura, distância ou altura, somente para comprimento.
Foi criado até o símbolo “ml” para sua referência, o que é mais errado ainda, pois, “ml” é medida de volume (mililitros) e não de comprimento.
Atenção: se for para comprar materiais da Segato, os pedidos podem ser feitos em “metros lineares” que “entrarão para dentro” da fábrica normalmente e causarão “sorrisos de alegria em nossos lábios”.
Boas Obras.

12 comentários:

Camila disse...

Finalmente alguém com propriedade comenta sobre essa terrível gafe! Sou arquiteta, presto alguns serviços para a Prefeitura de Londrina, minha cidade, e fico indignada com as planilhas que recebo! Parabéns pelo artigo.

Anônimo disse...

Seria muito bom se acbassem com esse negocio de metro linear, e o mais interessante, é que a pessoa pra mostrar que é inteligente usa uma linguagem que muitas vezes nem tem tanta propriedade assim. Gostaria de parabenizar as pessoas que não compartilham desses pensamentos.

geraldo bernardino disse...

Olha,realmente lendo este artigo tenho que afirmar que o costumamos dizer é errado, mas mesmo assim não vejo motivo para tamanha preocupação quanto a de algumas pessoas que parecem ser intelectuais.

Ramos disse...

Nossa!!! Vcs não sabem como isso modificou a minha vida. Outro dia mesmo estava pensando: "Se eu não soubesse que "metro linear" é redundante, o que seria da humanidade."
Cada uma!!!!!!

Anônimo disse...

Como tem gente sem noção e estúpido ao fazer certos cometários.
O que autor está explicando é somente uma forma de mal expressão da palavra. Sei que não vai mudar a vida de ninguém que já possui uma formação acadêmica, mas acredito que para aqueles que ainda estudam pode ser uma grande informação.

Anônimo disse...

Eu gostaria que você e todos os que aqui comentaram, dessem uma lida no link abaixo, pois o seu artigo tende a finalizar uma questão polêmica, mas que está longe de ser resolvida.

"O Metro Linear, como medida padrão, é definido e reconhecido oficialmente, como unidade convencional para determinar o espaço ocupado pelos documentos nas estantes, no dimensionamento de arquivos para guarda e estocagem, tendo respaldo oficial mundial."

http://www.banasmetrologia.com.br/textos.asp?codigo=2542

Anônimo disse...

estranho metro linear não ter importância nenhuma pois até caiu numa questão do enem.

Franci Pereira disse...

Adorei sua posição diante do assunto, e faço questão de repassar. Parece que, assim como outras palavras da nossa língua, o metro "linear" só serve para nos "tirar da linha", principalmente os jovens quando fazem vestibular, ou mesmo o enem. Muitos não sabem sua definição e acabam errando a questão. Parabéns!

Rejane disse...

Boa explicação! Interessante que metros lineares, é cobrado em Concursos Públicos, mas ficou claro que deve ser tratado basicamente como metros... Obrigada pelo comentário, me ajudou muito no estudo.

Anônimo disse...

o que é ser inteligente?E´ser soberbo,orgolhoso,presunçoso e arrogante.Ou é ser sábio?fazer parte de um todo e ajudar a todos com umildade,bom senço e equilibrio.Aprender, sempre é muito bom,ouvindo a todos, sem distinção de pessoas,cor,idade e classe.A esfera que vivemos é uma so´e envolve a todos,nascemos ,crecemos e morremos e tudo que é material fica ai.CONHECEREIS A VERDADE E VERDADE VOS LIBERTARA´.OBRIGADO.

Cicero Alves disse...

Excelente a informação do autor. Ajudou a tirar uma dúvida momentânea. Quero acrescentar que, mesmo sendo um termo muito usado na Construção Civil em geral, reforço a idéia de que: "o ERRADO continuará sendo errado mesmo que TODOS o digam, e o CERTO continuará sendo certo mesmo que NINGUÉM o diga!"
Abraço a todos.

Unknown disse...

Muito bom! Fui eu procurar uma abreviatura para o emprego de "metro linear" e encontro opiniões esclarecedoras, tanto do autor quanto dos comentaristas que me antecedem. Eis o vício do pleonasmo!
Obrigado à todos!

Related Posts with Thumbnails