domingo, 5 de setembro de 2010

Concrete Show 2010

A Concrete Show, a maior feira Sul Americana de produtos e equipamentos ligados a concreto aconteceu de 25 a 27/08/2010 no Transamérica Expo Center em São Paulo.
Tive a oportunidade de visitar e dar uma conferida nos equipamentos e produtos que são utilizados em pisos marmorizados e que a seguir descrevo o que me chamou atenção.
Maquinas de polir: A ampliação do uso do sistema de lapidação de pisos estimulou a evolução desse equipamento e além dos equipamentos nacionais os importados também apareceram. De novidade, a LVS mostrou seu equipamento adaptado para polimento à seco com nova rotação e saídas para aspirador, a Husqvarna apresentou uma politriz com dois motores, um para os pratos e outro para o satélite, podendo usar velocidades e sentidos diferentes para cada um. Outro equipamento interessante estava no stand da abrasivos Shark,  uma politriz chinesa, de formato quadrado que pode se aproximar a quase 1cm dos cantos. Em minha opnião, equipamentos com inversor eletrônico não suportam as oscilações de voltagens de nossas gambiarras de obra, talvez somente com a utilização de transformador. Também equipamentos sem o sistema satélite não dão a mesma planicidade no polimento que um equipamento com esse sistema.
Maquinas para cantos: Vi uma grande procura por parte dos executores de piso por esses equipamentos. São politrizes de menor porte, retangular ou quadrada para encostar bem na parede diminuindo as diferenças que uma lixadeira manual causa no polimento. Marcas com motores atrás e outros à frente em cima do prato de polir estavam expostas. Não as vi trabalhar, mas a com motor á frente parece dar um peso sobre o prato aproximando do peso da politriz grande, porém, também acho que a estabilidade nesse caso fica mais comprometida (similar à enceradeira).
Abrasivos: A lapidação também trouxe uma evolução nos abrasivos, multiplicando as marcas e modelos para o polimento fino a seco. Apareceram também novas marcas de abrasivos para pisos brancos, sem pigmentos e componentes que mancham o piso e com custo menor.
Endurecedores de Superfícies: Marcas tradicionais e novas de silicatos e flúor silicatos metálicos também estavam expostas (vejam matéria de 22/8/2010).
Areia drenante: Uma novidade muito interessante apresentada pela Pave Systems, a Pavesand é uma areia que endurece em contato com a água permanecendo drenante, ideal para rejunte de pisos drenantes.

A feira estava maior que a do ano passado, com equipamentos maiores, maior diversidade de marcas, seminários interessantes para cada setor, mostrando a expectativa de crescimento ainda maior da construção no Brasil.
Gostei, boas obras!!!      

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails