domingo, 13 de maio de 2012

Junta de Dilatação: Com que preencher?

Uma das dúvidas mais frequentes nas obras de piso marmorizado é o preenchimento das juntas de dilatação, ou seja, o material vedante que vai preencher o vazio da junta e dar o acabamento estético ao piso.

As juntas de dilatação são descontinuidades projetadas nas estruturas de concreto e que devem ser espelhadas no revestimento, no caso o piso marmorizado. Sendo interfaces de dois grandes blocos estruturais, as juntas sofrem diversos tipos de solicitações e o material selante tem que estar projetado para absorver tais solicitações.

No caso de piso marmorizado em placas, o material selante indicado para a junta de dilatação é o perfil elastomérico tipo ACFlex JP, este é um selante de juntas que possui ótimo acabamento superficial, mantendo sempre plano ao piso, facilitando todo e qualquer processo de limpeza e higienização do local. Na cor cinza causa melhor aspecto visual; é ideal para aplicações em supermercados, shopping centers, aeroportos (áreas internas), hospitais, áreas comerciais e etc.

Lembrando que as bordas do piso marmorizado nas juntas de dilatação devem estar protegidas com perfis metálicos (cantoneira ou barra chata), pois os cantos das juntas estão sujeitos a grandes impactos (ex: rodas de carrinhos de supermercados, paleteiras, e outros veículos) que podem esborcinar ou romper a borda do piso, comprometendo todo o sistema de vedação da junta.

O material selante das juntas de dilatação é um detalhe tanto estrutural quanto estético e ponto crítico em patologias do piso, portanto merece muita atenção.

Boas obras!!!

Agradecimentos: Adilson Caixote – AC Tecnologia – http://www.actecnologia.com/



Um comentário:

Anônimo disse...

Boa matéria. Seria até interessante depois fazer alguma específica sobre as Fugenband. Esta daqui: https://www.fugenband.com.br

Related Posts with Thumbnails