domingo, 26 de agosto de 2012

Rodapiso - Proteção Lateral


Nesta matéria comentaremos sobre um detalhe muito importante para a qualidade final do piso marmorizado em um shopping center. O rodapiso, que faz parte do divisor de loja (rodateto, divisor lateral e rodapiso) e também executa a função de proteção lateral.

O rodapiso é aplicado para proteger as bordas do piso marmorizado dos ataques dos lojistas, pois quando os empreiteiros dos lojistas entram para fazer seus serviços, passando com carrinhos, giricas, estruturas metálicas, lajes e etc., a borda do piso sofre constantes ataques e se não estiver protegida, vai sofrer quebras.

O rodapiso consiste em uma cantoneira metálica, com sua borda inferior virada para dentro do mall e sua aresta superior nivelada na altura exata do piso acabado, alinhada e presa com grapas na laje e nos divisores laterais. De ferro galvanizado ou alumínio, sua alma deve ser superior á 5 cm (2”) para abraçar a placa do piso marmorizado e ter espaço para a argamassa de assentamento embutir a borda inferior. Deve ter também espessura suficiente para sustentação e resistência do alinhamento e nível até a chegada da aplicação do piso marmorizado na frente de loja.

Essa é a forma de proteção lateral que melhor funciona. Outras, como fazer uma rampa de concreto magro na frente de loja, embora com menor custo inicial, além de não funcionar com reformas posteriores na loja, a rampa será retirada imediatamente após a entrada do empreiteiro do lojista, aí começarão os danos e as trocas de placas em frente à loja, lembrando que” remendo é remendo” e a qualidade final é subtraída. Existe também a proteção torcida, ou seja, não protegemos e torcemos para que as bordas não quebrem (essa proteção é pior que a piada).

 Boas Obras!!!

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails