domingo, 21 de julho de 2013

Influência Psicológica do Piso

 
Já está constatado que o ambiente influencia no comportamento humano e o piso tem uma grande participação nesse aspecto. Em ambientes comerciais a satisfação do público faz com que esse permaneça por mais tempo no ambiente, proporcionando um maior volume de vendas.

A cor do piso tem influência psicológica, uma vez que o piso com cores mais claras ou branca reflete a luz tornando o ambiente mais iluminado.
A tonalidade dessas cores causam efeitos, uma vez que tons mais “pasteis” deixam o ambiente mais tranquilo e tons mais “quentes” mais agitado. Um ambiente comercial muito carregado em cores e tons fortes pode causar agitação e angustia nos clientes e colaboradores.
O tipo de piso também causa sensações, existem mercados que não usam piso de granito para não elitizar o ambiente, dando um aspecto muito luxuoso, fazendo com que o cliente associe com preços mais caros, inibindo os compradores.
A limpeza do piso gera satisfação; ninguém gosta de andar sobre pisos sujos e encardidos, aspecto esse que inibe a ideia de conservação do ambiente, estimulando o público de sujar ainda mais o piso (papeis, chicletes e etc.).
A planicidade do piso faz o caminhar mais confortável, pequenas arestas tanto de rejunte como de desnivelamento entre placas causam desconforto.
A conservação do piso também influencia psicologicamente, pisos fissurados com trincas, furos, buracos e manchas causam um aspecto visual depreciativo.
O conforto e tranquilidade do usuário do ambiente geram satisfação e sensações agradáveis. Não basta agradar os olhos também temos que agradar a psique.
Boas obras!!!!  

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails