domingo, 18 de agosto de 2013

Pequenos Cuidados, Grandes Resultados

Visitei uma obra nesta semana onde percebi que foram tomados alguns cuidados que influenciaram na qualidade final do piso.

Primeiramente foram respeitados os prazos para colocação, rejuntamento, estucamento, polimento e proteção de acordo com o Manual Técnico da Segato evitando problemas com umidade.
Para completar o acima exposto, nesta fase de final de obra, foram retiradas todas as torneiras da obra, deixando somente alguns pontos estratégicos para captação de água, evitando assim acidentes e incidentes que causam pequenos alagamentos e futuras manchas de umidade.
A lama de polimento também não deve permanecer sobre o piso para secagem, esse processo deve ser feito em outra área determinada que evite a umidade no piso.
Para evitar manchas de óleo, foi determinado em edital que todas as roscas de tubulação fossem feitas com pasta de sabão e não com óleo, evitando que tubulações suspensas de incêndio, hidráulica, gás e etc. escorram óleo sobre o piso.
As plataformas elevatórias costumam vazar óleo hidráulico, esse produto é profundamente contaminante para o piso, então alguns cuidados como estacionar fora da área do piso, trabalhar somente sobre o piso protegido são valiosos.
Ainda em relação á esses equipamentos, as suas rotas devem ser planejadas para evitar a quebra de bordas de piso desprotegidas, evitando retrabalho e manchas de remendo.
“Bitucas” de cigarro e piso claro é uma péssima combinação, algumas obras tem proibição de fumar por cláusula de seguro, outras criam “fumógramos”, e outras colocam lixeiras apropriadas para o descarte.
Madeiras soltam resinas que mancham o piso e devem ser colocadas somente sobre uma proteção. Compensados coloridos deveriam ser proibidos, pois causam grandes estragos.
Se depois do piso encerado ocorrer obras paralelas como lojas, iluminação, forro e etc. o piso deve ser bem protegido. Proteção com placas de madeira, chapas recicladas ou o tradicional gesso são as mais utilizadas.
O resultado final, um piso com excelente aspecto visual, é consequência de pequenos cuidados. 
Boas Obras!!!

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails