domingo, 26 de outubro de 2014

Lapidação de pisos – O curso

Esta semana eu fiz o curso de Lapidação de Pisos promovido pela Cobral Abrasivos.

A Segato está produzindo um piso próprio para lapidação, o FMS, que praticamente elimina a manutenção, o brilho é conservado apenas com mop pó, lavagem com sabão neutro e utilização de disco diamantado para brilho. Eliminando o enceramento, diminuindo muito o custo de manutenção; sendo uma evolução do piso marmorizado. FMS é abreviação de Free Maintenance System (Sistema Livre de Manutenção).

Este curso acrescentou conhecimento em relação ao processo de lapidação de pisos:

A lapidação é um processo mecânico e químico que diminui a porosidade do piso através de polimentos e de reações químicas gerando um brilho intenso.

Aprendi sobre a escolha do diamantado metálico, que para uma boa produção deve-se escolher a liga correta dos insertos metálicos, pois nem sempre a liga mais dura é a que mais vai render, pois o piso tem que “comer” a liga para aflorar o diamante, só assim o diamante irá desbastar o piso; se aplicar o inserto com liga dura em um piso não abrasivo o mesmo irá ficar girando sobre o piso sem desbastar o mesmo, assim como uma liga mole sobre um piso muito abrasivo vai fazer com que o inserto metálico seja consumido rapidamente.

O fio de diamante também tem que se soltar a medida que a liga for desgastando, se não vai criar sulcos profundos no piso, ou seja, arranhões que serão difíceis de serem apagados com os diamantados mais finos.

Cada tipo de piso reage de uma forma perante o processo de lapidação, nem sempre o mesmo processo de lapidação vai causar o mesmo resultado em pisos diferentes, geralmente modificações no processo são necessárias, dependendo do tipo de piso. O processo usado na lapidação do FMS é diferenciado do processo usado na lapidação do piso de concreto.

A aplicação dos abrasivos resinados que são usados após o uso dos abrasivos metálicos, também deve ser sequencial, sem “pular” granos, para um melhor resultado.

Observei nesse curso que equipamentos para polimento a seco serão cada vez mais utilizados e transformarão o sistema atual de polimento nas obras. Assim como os equipamento de polimento também estão evoluindo para resultar sempre em uma melhor performance e menor manutenção.

É mais um passo na história do piso cimentício marmorizado.
Boas obras!!!!


3 comentários:

Maycon Rizzardo disse...

Olá muito bom seu conteúdo ! , olhe o meu também obrigado ! Enceramento de piso

Maycon Rizzardo disse...

Olá muito bom seu conteúdo ! , olhe o meu também obrigado ! Viva Clean

HURBICONCEPT disse...

Olágostei do conteúdo, principalmente sobre as ligas

Related Posts with Thumbnails