domingo, 15 de maio de 2016

Assentamento com argamassa colante


Atualmente, o uso do processo de assentamento do piso marmorizado com argamassa colante vem crescendo bastante no mercado e a Segato fornece para este sistema o piso já calibrado, tanto na linha Alto Trafego como na Gran Pietra. Completando totalmente o sistema, a Segato também fornece a argamassa de assentamento, o rejunte e os produtos para o enceramento de proteção.
.
O que muda em relação ao sistema com assentamento na farofa de areia e cimento é o preparo do contrapiso e o modo de assentamento do piso, entretanto o rejuntamento, o polimento e o enceramento são executados da mesma forma.


Sendo assim, vamos agora comentar somente os modos operantes do assentamento com argamassa colante, conforme orientações técnicas da Segato, como segue:

- O contrapiso deverá obedecer às diretrizes da NBR 13753, quanto à planura e juntas de dilatação.

 - Para uma melhor aderência, recomenda se utilizar à dupla colagem invertida (aplicar no verso da peça e no contra piso).

- A espessura da argamassa não deverá exceder a 1,6 cm.

- Utilizar argamassa colante do tipo REVEXMASSA ACIII ou similar, em dupla camada com desempenadeira de 10 x 10 mm.

- Para pisos de cores claras utilizar argamassa de cor branca e para pisos de cores escuras utilizar argamassa de cor cinza para que a argamassa aderida na borda da placa durante o assentamento não seja notada no rejunte.

- Utilizar martelo de borracha para assentar e nivelar as placas com pancadas leves.

- Caso tenha que retirar de imediato a placa para novo nivelamento, a mesma deve ser removida com cuidado para que o empuxo da argamassa não cause rompimento da placa.

- As juntas entre placas devem ter largura entre 2 e 3 mm para a linha Alto Tráfego e de 3 a 5 mm para a linha Gran Pietra.

- A distribuição das juntas de dilatação e estruturais, é de responsabilidade do responsável pelo projeto, ficando somente a execução por conta da empresa responsável pelo assentamento.

Os cuidados no assentamento são primordiais para a qualidade final do piso, as recomendações na verdade são obrigações e devem ser seguidas.

Boas Obras!!! 

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails