domingo, 24 de julho de 2016

Estória de uma História – Pisos com Juntas Amarradas

Se no piso marmorizado praticamente não vemos as juntas por estarem niveladas com o piso, por que constatamos que em alguns locais os pisos marmorizados estão com juntas amarradas?

No assentamento de blocos em paredes podemos ter as juntas à prumo ou juntas amarradas.

Junta amarrada no piso é quando, na paginação, a segunda fiada de piso não está alinhada com a primeira e sim desencontradas em meia placa (conforme foto).


Aqui vai a história... até os anos 90 as indústrias de piso marmorizado não paleteavam os pisos, a carga era montada com os pisos colocados na carroceria do caminhão, todos em pé, lado a lado; travados entre eles e a carroceria com sarrafos de madeira com se fossem um só bloco.

De certo que com os buracos e as curvas no movimento do caminhão esta carga sofria deslocamento gerando alguns danos no piso.

A quantidade de piso com os cantos quebrados que chegava ás obras era muito maior que atualmente.
As placas de piso que estavam com os cantos muito danificados eram separadas para cortes em arremates, as com danos menores eram normalmente assentadas.

Quando a paginação era alinhada, no ponto de encontro de quatro placas com cantinhos quebrados gerava um buraco grande que ficava visível mesmo após rejuntado.

Então, para evitar o encontro de quatro cantos danificados, criou-se a paginação com juntas amarradas que neste caso só há encontro de dois cantos, melhorando o aspecto visual do piso. Boa ideia, não é?

Atualmente os pisos marmorizados são transportados em paletes reduzindo este problema a praticamente zero, por isso é raro o assentamento dessa forma. 

A Segato foi a pioneira no uso de paletes para transporte de piso marmorizado.

Boas Obras!!!       


Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails