domingo, 16 de outubro de 2016

Cantos Quebrados

Quando assentamos o piso devemos observar se a argamassa preencheu a placa em toda a sua totalidade.

Especialmente no assentamento com argamassa colante onde as placas têm menor espessura e a desempenadeira dentada pode, por desatenção, deixar de ser passada nos cantos das placas, a patologia pode ocorrer principalmente em locais onde há trafego de paleteiras e carrinhos pesados.

O contrapiso mal nivelado pode permitir que as placas fiquem mal apoiadas, gerando também vazios entre a placa e o contrapiso ocasionando fissuras de bordas.

A foto acima não é com pisos Segato, mas serve para ilustrar a patologia grave que um piso mal assentado pode ocasionar; a utilização é de uma grande rede de papelaria que passa com paleteiras carregadas de papeis, o estrago foi grande.

Por isso, mesmo em placas de 40 x 40 cm o indicado é o uso de argamassa colante AC3 em dupla camada, ou seja, aplicar com a desempenadeira dentada de 8 mm uma camada no contrapiso e outra camada no costado da placa, de modo que um fio de argamassa possa adentrar no outro no assentamento, sempre observando as extremidades da placa. O martelo de borracha deve ser usado com batidas leves para o perfeito assentamento da placa na argamassa.

Este capricho irá deixar a argamassa na espessura ideal e preencherá a totalidade da placa, evitando a patologia dos cantos quebrados.

A utilização de mão de obra especializada pelo fabricante evita problemas deste tipo.

Boas Obras!!!  

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails