domingo, 19 de fevereiro de 2017

Calçadas que Caminhamos – Mapa de São Paulo

O piso “Mapa de São Paulo” também conhecido como “Piso Paulista” foi o revestimento mais aplicado nas calçadas da capital de São Paulo nos anos 60 e 70.

Seu desenho foi o vencedor de um concurso na capital paulista criado pelo então prefeito Faria Lima em 1965, foi o escolhido entre 4 protótipos montados na avenida Consolação.

A criadora foi Mirthes dos Santos Pinto que na época era desenhista da Secretaria de Obras da Prefeitura de São Paulo. Até hoje ela reclama uma recompensa financeira pela sua criação.

O projeto consiste em três peças de ladrilho hidráulico, uma preta, uma branca e outra dividida na diagonal em duas partes preta e branca que aplicadas alternadamente forma o mapa do estado de São Paulo geometrizado.

A primeira calçada executada com este modelo de piso foi executada na avenida Amaral Gurgel e com a força do poder público esse modelo de piso foi aplicado nas avenidas e praças sendo logo comercializado pelos fabricantes para ser difundido pelo comercio e residências conquistando muitos quilômetros de calçadas na cidade se transformando em um marco para São Paulo.

O revestimento usado para este piso é o ladrilho hidráulico, um produto cimentício prensado na dimensão 15x15cm produzido nas mesmas formas do piso 25 dados (depois falaremos deste modelo) e prensado em equipamentos manuais ou mecanizados.


A Segato não produz ladrilho hidráulico neste formato, mas já desenvolveu um protótipo em peças de 40 x 40 cm com o modelo Quadrati da linha Externa Rústica e ficou muito bom, recriando este modelo de calçamento com figuras maiores, muito legal.

Boas Obras!!! 

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails