domingo, 7 de maio de 2017

Calçadas que Caminhamos – Placas Drenantes

Um piso que está sendo muito aplicado nas calçadas é o piso de placas drenantes, uma ótima ideia para quem quer revestir sem impermeabilizar, sendo ecologicamente correto, consegue absorver uma boa quantidade das águas de chuva evitando formar poças de água e até mesmo contribuindo para diminuir as enchentes.

A placa é produzida com concreto pouco argamassado, formando vazios internos que permitem a vazão de água em quase 100% pela placa. Seu assentamento é sobre colchão de britas e areia para permitir a passagem e retenção das águas pluviais.

Por ser pouco argamassado, o piso não suporta cargas pesadas, sendo ideal em calçadas de pedestres e veículos leves. 


Diversas prefeituras aceitam este revestimento como área permeável ou pelo menos consideram uma porcentagem grande para esta área.

Este tipo de revestimento é regido pela Norma ABNT NBR 16416: 2015 Pavimentos Permeáveis de Concreto da qual eu fiz parte da comissão de estudos.

A Segato produz placas drenantes em peças coloridas e também em peças com acabamento marmorizado emprestando a beleza das pedras naturais para este tipo de piso.

Alguns cuidados na aplicação e na manutenção devem ser tomados para não haver cromatação do piso (entupimento) perdendo ou diminuindo a sua função de drenagem, por isso deve seguir as instruções do fabricante.

Boas Obras!!!!


Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails