domingo, 25 de junho de 2017

Estória de uma História – A 1ª Praça de Eventos

Quase todos os shoppings têm uma praça de eventos atualmente, até os anos 90 os shoppings tinham uma praça central sim, onde no final de ano colocavam a árvore de natal e o presépio, mas não ia muito longe disso.

O shopping Plaza Sul foi o pioneiro em praças de eventos, e o culpado disso foi o piso. Parece estranho, mas aqui vai a estória dessa história.

O projeto de piso do Plaza Sul contempla um piso bege com tabeiras verdes e tapetes vermelhos e verdes, como é até agora.

O piso verde é de uma tonalidade bem escura que para atingi-la o fabricante Etergran na época teve que adicionar mais pigmento que o recomendado. Além do pigmento verde, também era adicionado pigmento preto, na época fabricados pelas tintas Globo. A recomendação é que não ultrapasse de 5% em peso a porcentagem de pigmento em relação ao cimento, mas para chegar na tonalidade exigida, foi introduzido mais pigmento na formulação da placa de piso verde.

Na praça central tinha uma concentração maior desta cor de piso e depois do piso polido, foi protegido na época com lona plástica, tela de aniagem e gesso.

Na véspera da inauguração, que foi em abril de 1994, retirou-se a proteção e verificamos que na praça central o piso verde teria desbotado debaixo da proteção e manchado todo o piso desta praça.

Como não daria mais tempo de trocar todo o piso da praça, foi feito um evento para crianças que cobria todo o piso da praça central, e foi programado ter sempre um evento nesta praça para que o piso manchado ficasse escondido.

Daí começou a chamar esta praça de Praça de Eventos, e este shopping foi o primeiro a ter a praça central com este nome.

Hoje a maioria dos shoppings tem uma praça de eventos e conta com diversas atrações para divertir os clientes.

Foi o piso marmorizado que motivou a criação das praças de eventos!!!

Boas obras!!!!


Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails