domingo, 1 de outubro de 2017

Acabou o Inverno!!!




Faltando três meses para o final do ano, como avaliamos o ano até aqui? Como estão as perspectivas?

Uma melhora insignificante, mas significativa; creio que a economia engatou uma segunda marcha; o momento político ainda atrapalha, porém, os investimentos em construção começaram a ser retomados.

No ramo imobiliário, onde estavam terrenos cercados, vemos stands de vendas e lançamentos, onde já estavam stands, começaram as obras, movimento significativo que para pisos ainda vai demorar muito. O que temos para agora são os edifícios que continuaram as obras na crise e agora estão finalizando e as reformas de prédios e condomínios que chegaram na hora de trocar o revestimento.

No varejo, os supermercados estão se movimentando, embora haja uma mudança comportamental, diminuindo as grandes lojas tipo hiper e aumentando as pequenas lojas de bairro e os atacarejos. Os shoppings ainda aguardam um aquecimento maior da economia, tendo inclusive algumas construções ainda paralisadas, aguardando maior interesse de lojistas.

Na indústria, sentimos algum movimento em expansões que estão gerando boas oportunidades na construção civil.

No setor público, parece que o governo está focado em mobilidade urbana e saúde, surgindo diversas obras neste setor.

Para as indústrias de pisos, neste ano as vendas tiveram um crescimento em relação aos dois últimos anos, o volume ainda está pequeno, mas a confiança aumentou. Algumas estratégias de marketing, de produção e de vendas foram alteradas. As empresas do ramo de placas cimentícias estão muito mais unidas em troca de conhecimento, criação de Norma Técnica e formação de uma associação (ABRASPLAC) que fortalecerá o setor com um trabalho em conjunto de especificação de obras, divulgação de produtos e crescimento de mercado.

Até o final do ano, esperamos um crescimento constante ou até mais acelerado para que 2018 seja o ano da terceira e quarta marcha.

Boa Primavera e Boas Obras!!!!


Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails