domingo, 29 de outubro de 2017

Comparativo: Piso Marmorizado x Granilite (in loco)

Muitas pessoas me questionam em minhas visitas técnicas que se o piso marmorizado é um granilite em placas, qual a diferença?

O granilite, é um piso cimentício de resistência elevada, grande durabilidade, boa aparência, diversidade de cores, não tem barreiras de acumulo de sujeira e fácil manutenção.

O piso marmorizado, embora tenha as características visuais semelhantes ás do granilite, o processo de produção é totalmente adverso; enquanto o granilite é misturado e fundido no local de aplicação, o marmorizado passa por um processo de vibroprensagem que torna o piso muito mais resistente, com menor porosidade e absorção.

Por ser em placas pré-moldadas, o piso marmorizado absorve melhor as tensões estruturais dos edifícios, evitando as tradicionais trincas muito comuns em pisos monolíticos.

Por ser assentado em argamassa, o piso marmorizado tem uma aderência maior ao contra piso, a patologia de desplacamento por falta de aderência é muito rara, diferente do granilite que tem uma grande incidência dessa patologia devido ao processo executivo ter muitas interferências para a perfeita aderência.

O processo industrializado do marmorizado tem um controle na pesagem do agregado, traço da mistura, dosagem da argamassa, controle do fator água cimento, tempo de mistura, que traduz em uma homogeneidade muito maior, de distribuição de agregados e tonalidade. No granilite é comum existir diferenças de tonalidades entre quadros devido à dificuldade de executar esse rigoroso controle na obra.

Outra diferença relevante é o tempo de execução e liberação de trafego, enquanto o marmorizado já vem pré-moldado, o granilite necessita de todo o tempo de cura para início da liberação de trafego, o que impacta fortemente nos prazos de obra. A execução do marmorizado é muito mais rápida.

As vantagens do piso marmorizado são todas devido á tecnologia envolvida no processo de produção e instalação, enquanto a vantagem do granilite se mantém no preço mais barato. Podemos dizer que o piso marmorizado é uma evolução do granilite, e com tantas vantagens, que vale pagar um maior preço e estar respaldado por uma qualidade muito superior de produto.

Boas obras!!!

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails