domingo, 3 de dezembro de 2017

Psicologia das Cores nos Projetos de Pisos

A ciência provou que nosso cérebro é estimulado de várias maneiras conforme a exposição a diferentes cores.

Temos a cromoterapia que por intermédio das cores estabelece o equilíbrio e a harmonia entre corpo, mente e emoções.

Nos projetos de piso, a cor e a tonalidade também devem ser consideradas para a especificação.

Certas cores de piso trazem ao ambiente a sensação de tranquilidade, harmonia e bem-estar, enquanto outras trazem vibrações mais fortes como agito, aceleração e energia. Cada lugar conforme seu uso, necessita de cores mais vibrantes ou mais cleans. Por exemplo, um shopping center pretende que as pessoas permaneçam tranquilas por mais tempo em seu interior promovendo maior ação para as compras, então um piso com tons mais pasteis proporciona este fator, enquanto uma pista de dança necessita de estímulos com cores mais vibrantes.

Os pisos de cores claras também refletem mais a luz deixando o ambiente mais claro enquanto as cores escuras promovem o oposto, estimulando o cérebro de forma diferente.

Também temos as cores de piso que trazem sensação de calor, que além de psicológica também é física, pois as cores escuras retêm mais calor que as claras. Por exemplo, em áreas expostas ao sol, onde as pessoas andam descalças, como deck de piscinas, o ideal é usar cores claras, as escuras podem queimar os pés.

Muita alternância de cores e tons também trazem sensações de desconforto ótico, podendo até causar dores de cabeça, tonturas e enjoo; por exemplo um piso listado.

Sensação de limpeza é a meta procurada aos ambientes de higiene e saúde, como hospitais, clinicas, consultórios sendo que piso com cores claras e tons suaves trazem esta sensação.

Como podemos ver a psicologia das cores é um fator importante nos projetos de pisos.

Boas Obras!!!!



Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails