domingo, 25 de fevereiro de 2018

Comparativo: Piso Marmorizado X Porcelanato


Quais são as vantagens e desvantagens do piso marmorizado em relação ao porcelanato?

Embora tenham tecnologias e matérias primas diferentes para fabricação destes produtos, as áreas de aplicação se conflitam, e este comparativo pode ajudar na melhor especificação do piso, conforme o local de aplicação e o que se espera do comportamento de cada tipo de piso com o seu uso.

Uma das maiores vantagens do marmorizado em relação ao porcelanato é a capacidade de suporte de cargas, o marmorizado tem uma resistência a tração e compressão muito maior, o que significa uma maior durabilidade do revestimento na ação de cargas maiores.

Embora existam porcelanato com PEI altos, o desgaste no marmorizado é comprovadamente menor, sendo mais indicado para áreas de grande fluxo de pessoas e de pequenas cargas.

O nivelamento de rejunte com a face superior do piso, fornecendo um aspecto visual monolítico, também é uma vantagem do marmorizado, pois além de facilitar o tráfego de pequenas rodas como carrinhos, bagagens e paleteiras; também facilita a limpeza, inclusive sendo aprovado pela ANVISA para uso hospitalar, pois não acumula bactérias em rejunte.

A manutenção da limpeza a princípio parece mais fácil no porcelanato; simplesmente passando pano e lavagem periódica; porém, com o processo de cristalização do marmorizado este fica com característica de granito, invertendo a vantagem.

A descontinuidade de referências (saída de linha) constante no porcelanato é uma grande desvantagem, principalmente em reposições de peças depois de alguns anos.

O porcelanato “colocou tá pronto”, o marmorizado precisa de polimento após o assentamento; o prazo e custo de instalação é maior no marmorizado e essa mão de obra especializada de polimento também dificulta para obras de pequeno porte.

Em áreas com ataques químicos, o porcelanato resiste melhor aos produtos ácidos do que o marmorizado que tem baixa resistência a produtos de PHs baixos.

Como a variação do preço de porcelanato é grande, existem porcelanatos mais baratos e também mais caros que o marmorizado, dependendo de marca, formato, acabamento e etc.

O porcelanato pode ser comprado na “esquina”, desde pequenas lojas de materiais de construção a home centers, enquanto o marmorizado só é comprado diretamente do fabricante; o que para uma construtora não é problema, para o consumidor final e obras de pequeno porte é mais dificultoso. 

Existem diversos locais com mais de 30 anos de alto trafego com piso marmorizado em ótimo estado de conservação; o mesmo não acontece com o porcelanato. Por isso o piso marmorizado é considerado por muitos como “um piso eterno”.

Boas obras!!!


Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails