domingo, 6 de maio de 2018

Rodapé – O Sapato da Parede


Rodapé é o elemento linear existente no encontro da parede com o piso.

Além de decorativo, ele tem a função de proteger a base da parede da lavagem do piso e de impactos; também encobre imperfeições neste encontro.

O formato do rodapé pode ser reto ou arredondado, este último sendo mais aplicado em áreas de saúde, embora a ANVISA já mudou este conceito.

Quanto a aplicação ele pode ser Convencional, Embutido ou Invertido.


O Convencional é aplicado sobre a parede, tem um poder de proteção maior e serve como distanciador evitando que móveis encostem na parede.


O Embutido é aplicado tendo sua face no mesmo prumo da parede, por isso é necessário reservar o espaço do rodapé no reboco da parede para que ele seja embutido. Este tipo de aplicação é o indicado pela ANVISA para uso hospitalar por facilitar a limpeza e evitar acumulo de bactérias. Permite a aplicação de espelhos e painéis sem a necessidade de sua remoção.

O Invertido, instalado dentro da parede, cria um efeito decorativo interessante que pode ser trabalhado com a iluminação também.

A altura do rodapé também é um importante detalhe arquitetônico, as mais convencionais são de 7 e 10 cm, mas podem ser maiores ou menores.

O acabamento superior pode ser reto, boleado ou chanfrado; estes últimos evitam o acumulo de pó, facilitando a limpeza.

O projeto também pode não contemplar rodapé, porém a parede ficará “descalça”.

Boas obras!!!

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails