domingo, 10 de maio de 2015

Tendências que mudam

Quando os primeiros shoppings centers  foram construídos no Brasil, nas décadas de 70 e 80 os pisos instalados eram os marmorizados em placas e tinham como características o uso de caco de mármore em sua composição e a cor predominante era o bege.  Neste padrão foram construídos os shoppings Ibirapuera, Morumbi, Center Norte, Barra Shopping, Interlagos, Aricanduva, Shopping D, Shopping Penha, West Plaza, BH Shopping entre outros mais.

Com o passar dos anos, teve uma tendência á usar um piso com agregados menores também com a cor bege predominando onde shoppings como o Paulista, SP Market, Tatuapé, Plaza Sul, Metrópole, Anália Franco, entre outros construídos principalmente nas décadas de 90 e 00.
A cor bege era usada por ser uma cor clara e que não aparenta muito as sujidades resultando em uma manutenção de moderada intensidade.

Á partir de aproximadamente 2005, uma forte tendência a usar o piso branco como cor predominante, que embora necessite de uma manutenção mais intensa, reflete mais a luz clareando o ambiente; a maioria dos shoppings com menos de 10 anos foram construídos com os pisos nesse padrão; alguns shoppings construídos com a cor bege predominante, passaram por um retrofit e trocaram os pisos pelo de cor branca; neste caso o Morumbi, West Plaza, Paulista, Barra, Ibirapuera, Iguatemi fizeram a troca.

Após 2013, com o dólar baixo causando diminuição na exportação, o preço do granito caiu no mercado interno levando alguns shoppings a experimentar este tipo de revestimento sendo um concorrente atual do piso marmorizado. Como o piso marmorizado é tradicional e muito confiável com durabilidade comprovada de mais de 40 anos  além de fornecer uma cor realmente branca, maior uniformidade e recomposição de peças sua aplicação em shoppings é a opção mais recomendada nos projetos.

Uma nova tendência pode vir a qualquer momento, podendo ser até uma modificação do piso marmorizado, como exemplo  a linha FMS da Segato que com a dureza do granito permite uma planicidade maior, aparência monolítica e baixa manutenção, além de uma enorme gama de cores, inclusive a branca.

É a Segato a mais de quarenta anos sendo atual em todas as tendências, atuando no presente e criando o futuro.

Boas Obras!!!!

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails