domingo, 17 de agosto de 2008

Enceramento de Shoppings



Muitos clientes me perguntam como o piso de shopping tem aspecto de brilho de um piso molhado. Vamos mostrar como é feito o processo de enceramento e a manutenção em shoppings center para o piso ter esse aspecto visual. Claro que não é todo lugar que pode usar esses equipamentos e esses procedimentos, mas um comparativo com o que se faz de melhor é sempre bom até para procurar melhorar o sistema usado.
1º Remoção:
A implantação do sistema de enceramento requer a remoção total do enceramento de proteção efetuado na fase de obra.
A remoção é feita através de removedor de cera que tem a função de agir quimicamente nos produtos que estão no piso. A diluição do removedor deverá ser feita de acordo com as instruções de uso. Deve – se joga-lo com regador e espalha – lo com vassoura de pelo ou piaçava em área entre 50 e 100m² em toda a área. O produto não pode secar sobre o piso. Deixar o produto agir por 10 minutos e redistribuir o produto com a vassoura para o piso não secar. Esfregar os cantos com tirante T. Esfregar o piso com enceradeira e disco preto ou maquina removedora em velocidade baixa, acompanhando o alinhamento das pedras em forma de zig zag. Esfregar duas vezes em forma de cruz. Redistribuir a solução com uma vassoura para o piso não secar.

2º Aspiração:
Aspirar com aspirador de líquidos ou lavadora automática ajudando com rodo a direcionar os líquidos dos cantos para o centro. Imediatamente após a aspiração, enxaguar com água limpa para retirar o caldo removedor e aplicar o neutralizador com mop água e deixar agir por 10 minutos. Aspirar o neutralizador, passar água limpa com rajador e aspirar novamente (2 vezes) e deixar secar. Verificar visualmente a existência de resíduos de produtos não removidos no piso. Caso isto ocorra, reiniciar o processo de remoção.

3º Medição do pH:
Medir o pH distribuindo um copo de água em vários lugares da área removida e emergir a tira do medidor de pH (papel de tornasol). O pH deverá estar entre 7 e 8, caso contrário, enxaguar quantas vezes for necessário até que o pH esteja dentro desses limites.

4º Aplicação de Selador:
Aplicar o selador com mop rayon, num total de duas camadas. Aplicar em toda a superfície, cuidando para que se forme um filme. Passar o mop rayon no mínimo duas vezes em cada local para não deixar estrias ou áreas descobertas. Como os cantos a 10 cm da parede não há fluxo de pessoas, não precisa aplicar a 2ª demão de selador, isso irá facilitar uma remoção futura.
Espremer bem o mop aplicador para que não goteje no piso e nunca retornar sobra do produto do balde espremedor para a bombona original. Esperar secar no intervalo de cada aplicação de 30 a 40 minutos conforme condições ambientais. Sempre é recomendável verificar se o produto está seco com a palma da mão (Não pode estar grudando ou pegando).

5º Aplicação da Cera Acabadora:
Aplicar a cera acabadora, com mop aplicador rayon. Aplicar em toda a área cuidando para que se forme um filme. Passar o mop rayon em forma de 8 no mínimo duas vezes em cada local para não deixar estrias ou área sem aplicar. Esperar secar durante 30 a 40 minutos verificando com a palma da mão se o produto está seco. Aplicar quatro demãos de cera acabadora.

Na próxima postagem do tema falaremos sobre a manutenção diária e processo de recamadas em Shoppings.
Esta postagem teve a colaboração do sr. Etsugi Tsutsumida da Eclipse Brasil.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails