
Preparo da base
Para perfeita aderência da argamassa da assentamento do piso com o contrapiso, faz - se nescessário as seguintes providências:
- sobre a base de concreto existente,com idade superior a sete dias, proceder uma rigorosa limpeza da superfície, que deve se apresentar áspera, isenta de pó, partículas soltas, graxas,, óleo, etc.
- deteminados locais poderão necessitar de ações mecanicas como apicoamento, jateamento, fresamento ou aplicação de produtos especiais afim d melhorar a aderência.
- saturação da base de concreto com água em abundância.
- sobre a superfície úmida da base de concreto, sem poças d'água, aplicar sobre toda a superfície argamassa plástica com traço em volume 1:1 (uma parte de cimento para uma parte de areia média lavada), com auxílio de vassora de pelo duro.
- Ter no mínimo cinco centímetros livre entre a base e o nivel do piso acabado.
Traço da argamassa de assentamento - "farofa".
- 01 (uma) parte de cimento.
- 04 (quatro) partes de areia média lavada.
- a adição de água deve ser o mínimo possível.
Rendimento médio: 17 kg/m²/cm de altura da argamassa de assentamento.
Consumo médio de materiais considerando argamassa de assentamento com 3,5 cm de altura (altura média praticada):
- areia média lavada = 47,6 kg/m²
- cimento cinza CPII E32 = 17 kg/m²
Nota minha: O consumo de cimento para o assentamento é de 6 sacos de cimento por m³ de areia.
Além dos procedimentos básicos para assentamento de piso em geral, destacamos o seguinte:
- espalhar a argamassa tipo "farofa" com altura mínima e máxima entre 2,5cm e 4,5cm.
- sobre a argamassa já espalhada, polvilhar cimento puro para criar uma ponte de aderência.
- Com auxílio de um regador, espalhar água sobre a argamassa já polvilhada com cimento e colocar a placa sobre a argamassa.
- As placas devem ser forçadas uma a uma contra a argamassa de assentamento com auxílio de um martelo de borracha. Certificar -se de que todas as placas foram batidas o maior número possível de vezes, afim de garantir perfeita aderência e nivelamento entre as placas.
- Efetuar a limpeza das juntas para não impedir a penetração do rejunte.
- as juntas deve ter entre 1,5 e 2 mm no máximo.
- A cada 3 carreira de piso assentado estas devemser limpadas com vassouras de pelo duro ou naylon retirando os resíduos de argamassa e limpeza das juntas.
- Sugerimos que as mestras não ultrapassem a 4,80m de largura e que estas sejam assentadas em formato de "l" ou "U" para facilitar o alinhamento das placas. (Esquadro).
- Quando houver paginação ou tabeiras com outros tipos de pisos como; granito, porcelanato ou marmore, os mesmos deverão ser assentados somente após o polimento final do piso.
Nas próximas postagem falaremos sobre rejuntamento, polimento e manutenção do piso marmorizado.
2 comentários:
Ola Como vai? Estou fazendo uma casa de 211 m2, e estou pensando em colocar esse piso nas areas mais movimentadas da casa, como salas e cozinha, vc o recomendaria? Tenho medo que comece a arranhar muito, pois ouvi comentarios que arramna muito, e verdade? Agradeco se puder me responder
Respondendo:
Prezado amigo, embora o piso não "arranha" muito, pois é feito para alto trafego de pedestres, eu aconselho o uso em áreas maiores devido ao tipo de manutenção. Como o brilho do piso é "puxado" no enceramento, quando a cera envelhece ficando amarelada, a sua remoção para aplicação de uma nova é feita atravez de lavagem com enceradeira e produto quimico o que em uma residência fica complicado devido aos móveis; mas no caso de haver facilidade de remanejamento de moveis durante esse processo não vejo problema de utilizar esse piso.
Postar um comentário