domingo, 5 de março de 2017

Estória de uma História - Bem Pretinho

Na construção do Shopping Anália Franco em 1999, o projeto de paginação dos malls contemplava um piso cor bege com tabeiras pretas compostas com cacos de mármore e alguns tapetes centrais compostos com inserções de pequenos discos deste piso preto.

O piso foi fornecido em uma parceria da Tecnogran com a Segato e esta última forneceu os pisos compostos com cacos de mármore da linha Segato.

Nossa estória começa na entrega das placas de amostras; a Tecnogran que executou a instalação apresentou as amostras polidas em fábrica com abrasivos de liga macia, emprestando um brilho intenso e cores bem definidas, o piso preto estava bem pretinho.

Nesta época, estava-se iniciando o sistema de polimento “in loco” com abrasivos metálicos e estes ainda não estavam totalmente desenvolvidos como atualmente, e também os pisos compostos com cacos de mármore ainda não tinham histórico com este polimento.

Quando começamos a dar acabamento nos pisos, o piso preto ficou com um aspecto mais opaco que o da amostra fornecida polida na fábrica com equipamento diferente.

O departamento técnico da Segato veio a obra e concluiu que para os pisos pretos ficarem igual a amostra teriam que ser polidos com os mesmos tipos de abrasivos.

Mas os encaixes de um abrasivo industrial eram diferentes dos de numa máquina de polir “in loco”, então foi necessário “usinar” uma peça para adaptar os encaixes, tipo um adaptador de tomada elétrica atual. Esta “usinagem altamente industrializada” foi feita com vergalhão de obra dobrado e soldado.

O processo de polimento recomeçou e passou a ter mais uma etapa, um polimento final usando abrasivos de liga macia.

Embora tivemos ótimo resultado no acabamento, o consumo do abrasivo de liga macia era absurdo, parecia que estávamos usando sabão no lugar de abrasivo, gerando muitas paradas para troca deste abrasivo, fora o alto custo.

Então, tivemos também que mudar o equipamento para essa etapa por um equipamento menor e mais leve.

Todo este processo de reengenharia foi trabalhoso e desgastante, a produção ficou mais lenta e tivemos que criar um outro turno de mão de obra para não comprometer o cronograma.

Foi a primeira e unica vez que esta adaptação foi feita. Hoje não passaríamos por esta história, temos abrasivos metálicos e resinados desenvolvidos para todos os tipos de pisos que fornecem um perfeito acabamento.

Por fim, atingimos o objetivo: o piso ficou Bem Pretinho!!!

Boas Obras!!!



Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails