domingo, 26 de março de 2017

Piso Elevado: Manutenção no Entrepiso

Periodicamente é necessário fazer uma manutenção no entrepiso, espaço entre a laje de apoio e as placas do piso elevado, e isto é uma recomendação da Norma.

Esta manutenção visa as questões de salubridade, higiene e águas pluviais.

Para salubridade devemos verificar se existem situações favoráveis ao desenvolvimento de parasitas e insetos. Caso haja, devemos executar a limpeza e dedetização deste ambiente.

Estas situações podem ser de poças de água, migalhas de comida, e outros componentes que podem gerar a proliferação de insetos, roedores e pássaros.

Para as águas pluviais devemos executar a verificação nas captações, deixando-as livres de detritos e objetos que impeçam a capacidade de escoamento prevista em projeto.

A Norma ABNT NBR 15805 2015, da qual eu fiz parte da comissão de estudos, recomenda que esta verificação seja feita a cada 3 meses para questão de salubridade e a cada 6 meses para questão de águas pluviais.

Para esta manutenção é necessária a retirada de algumas placas para a verificação de entrepiso, então devemos seguir as dicas que passei na postagem Piso Elevado - Movimentação de Placas  de 4/9/16, ou seja, as placas devem retornar na mesma posição em que forem retiradas.

Esta situação deverá ser passada para os responsáveis finais nas instruções técnicas e manual do proprietário para que ele possa programar a manutenção do entrepiso.

Boas Obras!!!


Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails