domingo, 26 de março de 2023

Como Assentar Placas 1m x 1m – Argamassa

O assentamento de um piso com placas de 1m x 1m tem características diferentes de um assentamento com placas menores; as placas de grandes formatos tem um comportamento mais dinâmico tanto antes como depois de assentado e por isso precisam de procedimentos diferenciados.

Começando pelo tipo de argamassa a ser escolhida; os fabricantes indicam argamassa especial para Pisos Cimentícios ou uma de boa procedência para pisos de Grandes Formatos. Esse tipo de argamassa permite cordões mais espessos e tempo em aberto maior; esse tipo de argamassa também tem uma maior flexibilidade quando seca, absorvendo as movimentações do piso sem promover destacamento.

Todos os cuidados na aplicação da argamassa apresentados em postagens anteriores devem ser tomados; principalmente quanto à dupla colagem e direcionamento dos cordões para evitar bolhas de ar sob a placa.

A placa deve ser carregada na vertical até o local de assentamento e aplicada com cuidado sobre a argamassa de contrapiso, evitando solta-la de qualquer altura; pois, por ser pesada, o impacto é muito grande e pode causar fissuras. Usar ventosas ou um cordão para descer o piso sobre a argamassa.

Quando for nivelar a placa com martelo de borracha, a intensidade dos golpes deve ser menor e nunca subir na placa para bater com o martelo. Quando possível, utilizar equipamento vibratório para assentamento, evitando golpes; lembrando que quanto maior a placa mais frágil ela é.

O uso de niveladores de cunha para nivelamento das placas é recente, visto que não existiam niveladores para a espessura da placa de concreto; com maior demanda, seu uso será também mais frequente.

O espaçamento entre placas de grandes formatos também deve ser maior, tendo um mínimo de 3mm para áreas internas e 4 mm para áreas externas; por ser maior, as placas dilatam mais, por temperatura ou por absorção, como qualquer tipo de piso.  

No projeto de paginação devem conter as juntas de alívio de tensões como também juntas de dessolidarização.

Tomando os devidos cuidados em todas as etapas, teremos como resultado um piso perfeito.

Boas Obras!!!!

domingo, 19 de março de 2023

Minhas Impressões da Revestir 2023

A maior feira de revestimentos da América Latina, a Revestir, ocorreu na última semana e venho aqui rapidamente contar as tendências que observei.

Este ano a Revestir foi no Expo Center Imigrantes, que após 2 anos sem a presença de público, mostrou-se muito mais organizada, embora com muito público em todos os dias.

Dos pisos e revestimentos, observei a tendência de peças cada vez maiores nos grandes formatos, tendo a Roca/Incepa com peças de 1,60x1,60m e lastras de 3,20x1,60m; como também nas texturas idênticas a pedra natural.

Nos cimentícios observei apenas a presença da Castelatto que também estava com a tendencia de grandes formatos e texturas das pedras naturais em seus revestimentos.

Em louças e metais, observei a tendência do luxo acessível, visto o design dos metais e das cubas com a marca Celite, sem falar da bacia eletrônica que também chegou a marca de médio luxo da Roca.

Outros revestimentos como pedras naturais, madeiras, vinílico e pvc também estavam presentes; porém sem novidades em relação à feira de 2020.

Nas ferramentas, o setor apresentou novidades como os equipamentos de corte e transporte de porcelanatos de grandes formatos, e também os interessantes niveladores com porca em vez de cunha.

Minha impressão, como a de todos os presentes, é que os produtos evoluíram tecnicamente e arquitetonicamente nessa época de pandemia e o setor veio de encontro aos anseios do mercado para os projetos atuais e futuros.

Boas Obras!!!!

domingo, 5 de março de 2023

Como estocar Piso 1m x 1m

Na última postagem de 2022 falamos sobre o manuseio dos pisos de grandes formatos 100 x 100 cm; agora na primeira postagem de 2023 vamos dar sequencia na série e falar sobra a estocagem.

Como o piso é transportado em paletes; o ideal é que a carga seja descarregada com empilhadeira ou outro equipamento com garfo e os paletes permanecerem fechados até o seu uso.

Sempre procurar armazenar em local coberto e seco, sem incidência direta de sol e chuva ou cobrir com uma lona plástica.

Caso não seja possível levar os pisos embalados nos paletes até o local de estocagem, procure levar os paletes de madeira até o estoque e remontar o palete novamente colocando as placas de pisos com os isopores separadores entre as placas e também na base,  sempre com a face para frente e não encostando a face de uma placa com a face da outra.

Caso não também não possa levar os paletes até a estocagem, encostar os pisos nas paredes em ângulo, sempre com o fundo da placa encostado na parede; desta forma as arestas da face não ficam encostadas nem na parede e nem no piso, evitando danos às bordas aparentes. Caso precisem apoiar mais placa sobre outra, mantenha os fundos das placas sempre virados para a parede e nunca mais que 5 placas em uma pilha.  Coloquem também os isopores entre placas e no piso.

Siga sempre estas dicas e terão o piso bem conservado para a sua aplicação.

Boas Obras!!!!

Related Posts with Thumbnails