O preparo do ensaio envolve a execução dos corpos de prova, utilizando uma serra copo que atinge desde o revestimento até a base, passando pela argamassa e pelo reboco ou contrapiso, se houver.
O teste é realizado com um aparelho que, ao girar a manivela de forma constante, aplica uma força de tração em uma pastilha colada no corpo de prova. A força aplicada é medida por um dinamômetro acoplado ao aparelho, até que o corpo de prova seja arrancado.
Após o arrancamento, registramos o local do rompimento — se ocorreu na argamassa, no reboco ou na interface dessas camadas —, além da força exercida no momento do rompimento e o tempo de duração do ensaio.
De acordo com a Norma NBR 13755 – Revestimento Cerâmico em Fachada Externa com Argamassa Colante, a resistência mínima deve ser de 0,3 MPa, ou seja, 3 kg/cm². Isso significa que uma peça de 10x10 cm deve suportar um peso de 300 kg sem descolar.
Este ensaio pode ser realizado antes do início do assentamento, com uma parede teste, para verificar se o sistema de aplicação está correto. Pode ser feito também durante a obra, para assegurar a qualidade dos serviços, ou após a obra, para investigar possíveis anomalias.
Boas Obras!!!