segunda-feira, 30 de julho de 2007

Trocando o piso de um supermercado funcionando


O desgaste do piso existente, mudança de lay out, mudança de bandeira, concorrência, aumento de faturamento, revitalização, enfim, vários fatores motivam um supermercado á substituição de seu piso por piso marmorizado. Muitos acham que a loja tem que fechar para trocar o piso, porém, se a loja tiver um tamanho acima 1000m² que permita isolar uma área mínima de 300m² pode continuar continuar operando; lógico que causará alguns transtornos como toda reforma, mas, a continuidade do funcionamento compensa o fechamento por um período relativamente longo. O impacto de um piso novo moderniza a loja e causa bem estar ao cliente que permanece mais tempo na loja e acaba comprando mais.
O processo de execução da obra tem que causar menos impacto possível ao cliente, portanto a maioria dos serviços são executados no período noturno.
A liberação da área é feita com a remoção e deslocamento de gondolas e mercadorias o que pode ser feito retirando alguma linha de gondolas e estreitando os corredores. A área de check out deve ser liberada em partes, prever também mudança temporária de balcões de atendimento como padarias e etc.
A área de trabalho tem que ser isolada com tapumes e lonas com bloqueadores visuais e de poeira, pois, como o sr. Abílio Diniz disse uma vez, cimento e alface são coisas que não combinam.
O piso existente pode ser demolido ou simplesmente fresado dependendo do tipo de piso e da flexibilidade para aumento de nivel do piso novo. Ambos serviços serão feitos à noite enquanto a loja estiver fechada pois o barulho é de alta intensidade. A remoção do entulho será feita em seguida.
A colocação, rejuntamento, raspagem, estucagem e polimento do piso marmorizado é feita de forma padrão conforme postagens anteriores desse blog (ver 2/7/2007 e 10/7/2007). Após o polimento é necessário um enceramento de proteção que pode ser feito apenas com selador ou se desejar também com alguma camada de cera, processo esse, apenas para proteção e que será removido para o enceramento final.
Após a secagem do enceramento de proteção a loja remanejará as gondolas e mercadorias para a área de piso novo liberando outra área para a retomada do processo de isolamento, seguido essa linha até a troca total do piso. Para um bom resultado final é necessária a manutenção diária de limpeza dos pisos.
O prazo de execução desde a área liberada até a entrega do piso encerado está em torno de 12 dias, podendo variar conforme condições de acesso, horário de trabalho e interferência de outros empreiteiros no caso de reforma geral (forro, iluminação, lógica, tubulações e etc.). Como se pode ver o bom planejamento de mudança temporárias de lay out e cronograma de obra liberando maiores áreas aceleram todo o processo.
Após a troca total do piso da loja, é feita a remoção do enceramento de proteção com removedor de cera e enceradeira com disco de remoção e faz - se a implantação do sistema de enceramento conforme postagem anterior nesse blog (ver 16/7/2007).
Em um curto período de reforma a loja estará revitalizada, os clientes mais satisfeitos, o ambiente mais agradável e as vendas aumentando.

Na próxima postagem falaremos sobre troca de piso em shopping centers em funcionamento.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails