quarta-feira, 16 de julho de 2008

Proteção Mecânica do Marcopiso








Em obras em que o piso marmorizado não é o último serviço e o mesmo pode sofrer agressões, como no caso de Shopping Centers onde o piso do mall fica pronto e depois os lojistas entram para as obras de suas lojas, é necessária a proteção mecânica do piso.
A proteção de gesso que é composta de lona plástica, tela de aniagem e gesso é muito usada, porém, atualmente também está sendo usada a proteção com chapas recicladas com sucesso.
Essa chapa é feita de material plástico reciclado (garrafa pet, tubo de pasta de dente e etc.) aglomerado com resina e prensado. Esse material é muito resistente e impermeável, uma vez que também são produzidas telhas com o mesmo processo. Seu custo também é reduzido em relação às madeiras, fora o conteúdo ecológico implícito.
Em um comparativo com a proteção de gesso, a proteção com chapas recicláveis tem as seguintes vantagens:
Rapidez na execução da proteção, pois basta esticar uma lona plástica e colocar sobre ela as chapas, necessitando apenas de corte para arremate nos cantos, o que é simples de fazer. Na proteção de gesso envolve muito mais mão de obra para esticar a aniagem, espalhar o gesso e depois molhar.
Liberação imediata da área protegida. Na proteção de gesso temos que esperar a secagem do mesmo.
Manutenção quase inexistente. Na proteção de gesso há o desgaste à abrasão, e reparos são requeridos com maior constância.
Sendo impermeável não tem problemas com eventuais vazamentos de água o que não acontece com o gesso.
Com o desgaste a proteção de gesso “solta” material pulverulento enquanto com a chapa isso não ocorre.
A rapidez para desmontagem da proteção também é maior na proteção com chapas recicladas.
Uma vantagem da proteção de gesso é ela ser estática fisicamente, enquanto algumas chapas podem ser removidas sem “autorização” do local aplicado.
O bota fora da proteção de gesso é complicado, pois além do empolamento que acontece na retirada aumentando muito o volume para essa tarefa, o gesso tem restrições para locais de desova. As placas poderão ser até reutilizadas dependendo do seu estado.
Em matéria de custo por metro quadrado, vai depender da região, pois o frete origem destino influencia muito. O consumo de gesso para uma boa proteção é de 12 a 15 kg/m² o que deve ser somado à aniagem; a chapa mais usada é a de 4 mm. A relação custo benefício deve ser sempre analisada.
Obras como o Shopping Barra Sul em Porto Alegre utilizam a proteção com chapas recicladas.
Embora o tradicional seja a proteção de gesso, a chapa reciclada parece estar chegando para brigar por esse espaço na construção.
Boas obras.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails