domingo, 14 de março de 2010

Lapidação

O processo de lapidação de concreto que é muito difundido nos Estados Unidos e na Europa está sendo implantado no Brasil a aproximadamente 5 anos e no momento várias empresas de polimento de piso está executando esse sistema. No Brasil esse processo vem sendo usado em reformas de pisos desgastados, mas nos EUA e Europa esse processo é aplicado na execução do piso.
Esse processo apresenta um acabamento polido notável, diminui a porosidade, elimina o desprendimento de partículas, aumenta a resistência à abrasão, inibe a penetração de pó, óleo, graxas, e outros agressores, aumenta a resistência à abrasão, reduz o custo de manutenção.
A lapidação no concreto basicamente é iniciada com o nivelamento do piso com maquinas polidoras utilizando abrasivos metálicos de grana 24 até a grana 400. Depois é aplicado um endurecedor de superfície a base de fluorsilicatos.
Na próxima etapa é executado o polimento com máquinas politrizes com abrasivos resinados da grana 400 até a grana 3000 e aplicado um bloqueador a base de siliconatos.
Por fim é aplicado um óleofugante composto de silano siloxano.
Quando a lapidação chegou ao Brasil achou-se que esse processo poderia ser usado no piso marmorizado em placas e seria a solução para os supermercados, shopping centers e outros usuários para economizar na manutenção do piso eliminando ou diminuindo o consumo de cera.
Porém, todas as experiências na época foram frustrantes, o piso perdia o brilho, a cor branca amarelava, a porosidade voltava e a utilização de película de cera voltava a ser obrigatória. Determinou a causa do fracasso á dureza do mármore ser menor que a dos agregados utilizados no concreto.
Hoje esse processo já teve um bom desenvolvimento, estão produzindo abrasivos resinados que não mancham o piso branco, desenvolveram cristalizantes para aumentar a dureza do marmorizado, estão desenvolvendo pisos com maior resistência à abrasão e em breve a lapidação também será difundida nos pisos marmorizados em placas.

Boas Obras,

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails