domingo, 14 de setembro de 2008

Problemas no Enceramento - Amarelando ou Escurecendo


No tema de Patologias, vamos iniciar a série Problemas no Enceramento. São defeitos como piso com acabamento amarelado, escorregadio, marcado, sem brilho, viscoso ou riscando facilmente que acontecem na maioria das vezes pelo uso e aplicação imprópria de produtos que a seqüência ajudará a identificar problemas, causas e soluções. Iniciaremos com o problema de descoloração do acabamento, ou seja, quando ele amarela ou escurece.
Causa 1: O piso não foi enxaguado adequadamente após a remoção.
Solução: Retirar, após a remoção, tanto removedor do chão quanto possível. Enxaguar completamente com neutralizador (1:10). Um piso muito acido ou muito básico pode descolar o acabamento. Utilizar água limpa e clara para limpar e enxaguar. Trocar água da limpeza com freqüência.
Causa 2: Acabamento não foi retirado na remoção.
Solução: Após a remoção, realizar teste de unha e polegar. Verificar a existência de acabamento residual no piso seco e recém removido. Repetir o processo de remoção se necessário. Verificar a remoção incompleta observando pontos altos ou manchas brilhantes em piso que deveria estar opaco. Uma outra maneira é observar ao enxaguar o piso, se ainda houver acabamento após a remoção, este terá uma aparência leitosa e nublada após o enxágüe.
Causa 3: Acabamento aplicado com mop e/ou balde sujos.
Solução: Limpar sempre os mops antes de aplicar o acabamento. Nunca usar o acabamento até o fundo do balde onde estão depositadas sujeiras, areias e fiapos de tecido. Sempre enxaguar o balde ao trocar tarefas. Resíduos de removedor podem arruinar o acabamento. Forrar o balde com saco de lixo evitando contaminação.
Causa 4: Sujeira impregnada no acabamento.
Solução: Utilizar lavadora, disco e detergente adequados diariamente. Não é suficiente lavagem com mop água.
Causa 5: Técnica insatisfatória de lavagem profunda antes da recamada.
Solução: Lavar duas vezes com disco azul antes de revestir com acabamento.
Causa 6: Lavadora automática utilizada para lavar o piso na velocidade de transporte.
Solução: Diminuir a velocidade da lavadora para permitir a remoção adequada da sujeira.
Causa 7: Mops e água de limpeza sujos (espalhando sujeira).
Solução: Utilizar mops limpos e trocar a água com freqüência. Se utilizar mops e águas sujos, lavar duas vezes com disco azul, enxaguar e reaplicar acabamento.
Causa 8: Rastros de água deixados pela lavadora automática.
Solução: Operador da lavadora deve verificar a existência de sujeira nas lâminas do rodo. As laminas do rodo podem estar gastas; substituí-las conforme necessidade.
Causa 9: Aplicação do acabamento antes de lavar e enxaguar adequadamente o piso (sujeira impregnada no acabamento do piso).
Solução: Remover, enxaguar e reaplicar acabamento.
Causa 10: Sujeira em excesso, areia e solo entrando no local impregnando no acabamento.
Solução: Usar tapetes de retenção. Seguir o programa de manutenção, limpar com mop pó e com lavadora antes do acabamento.
Causa 11: Os discos de polimento contêm sujeira e acumulo de acabamentos antigos.
Solução: Utilizar sempre discos limpos. Trocar de lado e substituí-los conforme necessidade.
Causa 12: Gerando acúmulo de acabamento nos cantos sempre que o piso é recamado (cantos mudando de cor).
Solução: Manter sempre a distância de 20 a 30cm dos cantos durante a recamada.
Causa 13: Mau uso ou diluição inadequada de produtos – uso de diluição incorreta ou mistura de produtos para criar atalhos aos procedimentos de manutenção.
Solução: Seguir sempre as instruções para diluição e uso presentes no rótulo de cada produto. Não fazer adivinhações na medida ou mistura dos produtos.
Causa 14: Restaurador usado com muita freqüência ou concentração muito alta.
Solução: Seguir as instruções do rótulo e do programa de manutenção.
Causa 15: Uso de ventiladores para forçar a secagem do acabamento resultando em bolhas que acompanha sujeira. A sujeira pode assim, ser polida para dentro do acabamento.
Solução: Nunca direcionar ventiladores ao acabamento. Se for necessário, direciona-los para cima para circular o ar na área.
Causa 16: Acabamento contaminado no piso.
Solução: Descartar sempre o acabamento que não for utilizado. Verter somente a quantidade de acabamento que for ser usada naquela noite.
O presente texto foi extraído com algumas modificações do Manual de Procedimentos da Eclipse do Brasil, com a colaboração do sr. Etsuji Tsutsumida.
Boas obras.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails