domingo, 15 de fevereiro de 2009

Linha Madeira: Como Instalar


A Segato do Brasil com 35 anos produzindo pisos cimentícios prensados com a marca Revex, começou no ano passado a revolucionar sua produção com o lançamento das linhas Mineira, Madeira, Drenante, Lisa e Externa, diferenciando o processo de fabricação e o foco de mercado consumidor.
A forma de assentamento e manutenção também é diferenciada em cada linha e nesta postagem vamos explicar a instalação do piso Linha Madeira nos modelos Tábua (20x100x2,5 cm) e Assoalho (100x100x2,5 cm).


Assentamento:


O modelo Tábua pode ser assentado tanto com as juntas a “prumo” como “amarradas” e o modelo Assoalho pode ser assentado invertendo o sentido das placas conforme a foto acima.
Os pisos da linha madeira podem se assentados em argamassa de cimento e areia como também com argamassa colante. Em ambos o contrapiso deve estar limpo e rústico para a devida aderência.
No assentamento com argamassa tipo “paçoca” de traço 1:4 de cimento e areia, a espessura da argamassa deve estar entre 2,5 a 4,5 cm e deve-se polvilhar cimento sobre ela para aumentar a aderência. As placas devem ser forçadas uma a uma contra a argamassa de assentamento usando – se um martelo de borracha. Certificar-se de que as placas foram bem assentadas sem ocos por baixo da placa.
No assentamento com argamassa colante, usar argamassa tipo ACIII, em dupla camada (Aplicação nas costas da placa e no contrapiso) com desempenadeira 8x8x8 mm, ou trabalhar em camada simples utilizando desempenadeira de dentes semicirculares com diâmetro de 10 a 12 mm.
Efetuar a limpeza das juntas durante o assentamento para não prejudicar o rejunte.
As juntas entre as placas devem ter entre 4 e 10 mm.
A cada três carreiras de piso assentado, efetuar a limpeza das placas com vassoura de pelo duro ou nylon, retirando os resíduos de argamassa.
As placas também podem ser assentadas em paredes, usando-se o mesmo procedimento com argamassa colante, sendo que as placas da fileira inferior deverão estar com a argamassa colante já seca para iniciar o assentamento da fileira imediatamente superior. Para ambiente externo, com altura superior, deve-se usar chumbadores metálicos, procedimento idêntico ao granito, com o chumbador colado nas costas da placa e grampeado na estrutura do edifício.

Rejuntamento:

O rejunte é fabricado pela Segato de acordo com a tonalidade do piso Madeira (Sucupira, Mogno, Imbuia, Cedro e Castanheira).
O rejuntamento deverá ser feito pelo menos 72 horas após o assentamento das placas.
As juntas deverão ter suas bordas protegidas com fita crepe durante a aplicação do rejunte e a aplicação deve ser feita com uma bisnaga tipo confeiteiro ou uma garrafa pet sem fundo com um bico plástico fino colado no gargalo de dimensão ligeiramente menor que a da junta.
Limpe e lave bem a junta antes de iniciar o rejuntamento.
Em áreas externas proteja o rejuntamento da chuva e do sol durante a aplicação e por mais 24 horas.
Aplique o rejunte com a bisnaga e depois, com uma espátula plástica acerte a aplicação.
A cada metro aplicado, remova o excesso com uma esponja macia, úmida e limpa, sem comprimir o material. Para o acabamento final passe levemente uma esponja levemente umedecida ou frisador plástico.
Os revestimentos da linha Madeira já saem de fabrica tratados com o produto especial Acabamento Madeira que proporciona aspecto de madeira envelhecida. Uma pequena quantidade do produto deve ser adquirida na compra para fazer retoques caso ocorra impacto ou arranhado durante o processo de assentamento ou transporte interno.

Manutenção:

A baixa manutenção é o destaque dessa linha, aplicando-se inicialmente selador e cera acrílica com recamadas mensais. O Acabamento Madeira já aplicado de fabrica tem grande durabilidade, tanto que está como indeterminada no Manual Técnico da Segato.
Os devidos cuidados no processo de instalação resultam no sucesso do produto final.
Boas obras.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails