sábado, 3 de abril de 2010

Itaipu Binacional

No ultimo final de semana tive a oportunidade de visitar uma das sete maravilhas do mundo moderno. A usina de Itaipu está em um território binacional Brasil-Paraguai onde tudo é dividido entre os dois paises, 50% dos funcionários são paraguaios assim como 50% da energia gerada é brasileira, embora o Brasil compre do Paraguai mais 40% da energia gerada.
A visita começa pelo centro administrativo onde é mostrado um filme muito interessante sobre a história da usina e a participação da Itaipu em projetos sociais e ecológicos.
Depois o passeio é feito por ônibus panorâmicos assobradados com guia trilingue.
Tive a sorte de visitar o vertedouro quando ele estava aberto, pois somente o excedente de água no reservatório é vazado por ele, e estava com uma vazão de 6 milhões de m³, embora a capacidade de vazão seja de 36m³, essa vazão só se sucedeu na construção da usina durante a cheia do reservatório.
Visitamos a barragem onde descem as tubulações que levam as águas para as 18 turbinas que estão a 60 m de desnível. Tudo em proporções gigantescas.
Passamos pela praça do trabalhador onde cada funcionário que completos quinze anos de serviço ou se aposenta na usina tem o direito de plantar uma árvore, muito legal.
O ônibus pega uma estrada que passa pelas tubulações e leva a um túnel que passa sob a estrutura do vertedouro e depois subimos para a estrada que passa sobre a barragem, na beira do reservatório, o sexto maior em volume de água do Brasil. Onde começam as torres de transmissão de energia. Itaipu é a maior produtora de energia do mundo.

Dá orgulho de ser brasileiro.

Boas Obras.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails