domingo, 22 de agosto de 2010

Endurecedor de Superfície

Com a utilização cada vez maior do processo de lapidação no piso marmorizado, passou-se a falar muito em endurecedor de superfície. A lapidação é um processo de polimento com densificação do piso e o endurecedor de superfície é uma das matérias primas para a densificação. A seguir vamos comentar superficialmente sobre esse produto.
Os endurecedores de superfície são produtos químicos líquidos que por reação iônica penetram na capilaridade da pasta de cimento (pozolanita) e reagem com o hidróxido de cálcio liberado formando cristais de aragonita que são muito mais duros que a calcita formada sem o endurecedor. Aumentando assim a dureza superficial do piso.
Existem diferentes tipos de endurecedores de superfície; os de melhor desempenho são os a base de flúor silicatos metálicos. Ainda existem no mercado os endurecedores a base de silicato de sódio que tem um custo menor, porém, com menor poder de penetração e formação de cristais de menor dureza e, portanto com vida útil limitada; enquanto os a base de flúor-silicatos metálicos formam cristais menores e mais duros e com maior poder de penetração obtendo resultados permanentes.
O componente metálico mais usado é o magnésio formando o flúor-silicato de magnésio, que atua baseando na reação do fluoreto de silício com o hidróxido de cálcio.
Os flúor silicatos também reagem com os produtos da carbonatação como o carbonato de cálcio resultando em cristais também bastante estáveis, enquanto o silicato de sódio reage com o CO2 formando carbonato de sódio, um sal solúvel em água.
Observem que os endurecedores só reagem com a pasta de cimento e não com os agregados. Na lapidação do piso marmorizado diferente do concreto, os agregados marmorizados aparentes deverão sofrer um tratamento especial (cristalização) ou ser substituídos por agregados de rochas mais duras para o brilho ser mais permanente.
Boas obras.


Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails