domingo, 30 de janeiro de 2011

Riscos x Marcas

Depois que começaram o uso de máquinas politrizes com ferramentas diamantadas, riscos e marcas são patologias que acontecem nos polimentos do piso marmorizado com freqüência significativa. Embora ambos apareçam em formas circulares, podendo ser confundido um com outro, existem diferenças significativas entre eles.
As marcas de polimento são ocasionadas pelo abrasivo diamantado fino, que de tão liso que ficou o piso, o diamantado “escorrega” sobre o piso deixando marcas que aparecem com a incidência de luz. Seria como as marcas que aparecem no carro após fazer a cristalização da pintura.
Essas marcas desaparecem com a implantação do enceramento após a cristalização (queima) com enceradeiras de alta rotação.
Os riscos aparecem devido a falhas no processo de polimento onde um diamantado mais fino não apaga os riscos do diamante usado anteriormente. Essa patologia pode ocorrer devido a defeito de fabricação nos diamantados, falha na escala granulométrica da fabricação dos diamantados ou a má execução do polimento, onde o polidor não passa a máquina por tempo suficiente para que o processo se complete. Os riscos só desaparecem após o repolimento do piso.
A diferença entre riscos e marcas é identificada visualmente e pelo tato, pois os riscos promovem sulcos aprofundados no piso e as marcas são superficiais quase como uma mancha. As marcas demonstram que o piso foi bem polido e os riscos demonstram que houve falhas.

Boas obras.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails