domingo, 13 de junho de 2021

Não existe Piso Antiderrapante!!!!

 

Quase todo mundo fala em piso antiderrapante para áreas externas, porém o termo não está perfeito, nem asfalto é antiderrapante, pois o pneu escorrega sobre ele; ao pé da letra, Piso Antiderrapante não existe...

A Norma ABNT NBR 16790:2020 que regulamenta os requisitos e procedimentos para Pisos Assentados de Placas de Concreto não sita antiderrapância e sim resistência ao escorregamento.

O potencial de escorregamento em um piso de concreto é avaliado pelo teste do pêndulo onde temos um pêndulo simulando a sola de um sapato que é passado em três sentidos da placa por três vezes e anota-se o VTP (Valor do Teste do Pêndulo) registrado em um marcador.

A Norma regulamenta que para áreas secas, não pode ser aceito valor de VTP menor do que 40 no ensaio com amostra seca; e para áreas molháveis, não pode ser aceito valor de VTP menor do que 40 no ensaio com amostra molhada.

Consideramos áreas secas as áreas cobertas que não são molhadas a não ser quando são lavadas; áreas molháveis são áreas que podem ser molhadas.

Devemos ter um cuidado especial em rampas, onde uma inclinação maior que 10% exige pisos com um VTP bem alto, com relevos que geram um grip alto para não haver escorregamento.  

Lógico que o termo antiderrapante já é popular e ninguém quer ser mais realista que o rei; ninguém aqui vai falar “piso com baixo potencial de escorregamento” e sim piso antiderrapante!!!!

Boas Obras!!!!

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails