domingo, 19 de setembro de 2010

Rejunte Segato Super Fluido Flex

Em minha postagem de 10/05/2009  "Um Rejunte Especial"  escrevi sobre as propriedades desse rejunte e o comparativo com o rejunte cimentício anteriormente usado.
Nesta postagem vamos descrever as características e o modo de preparo, conforme segue:

1. Cuidados Iniciais
- Verifique a limpeza e a segurança de todas as ferramentas antes de iniciar os trabalhos.
- Utilize luvas de borracha e óculos de proteção.
- Não utilize caixotes de madeira ou recipientes metálicos, pois poderá contaminar o rejunte.
- Utilize como recipiente para mistura, balde ou tambor cilíndrico de plástico, sem saliências nas bordas e no fundo.
-Trabalhe sempre com água potável e limpa.
- Nunca use mais água que o recomendado nesta instrução, a fim de garantir o desempenho e durabilidade do rejuntamento.
- Em áreas externas, trabalhe com proteção do sol, da chuva ou do vento. Mantenha o rejuntamento protegido por 24 horas após a última demão.
- Limpe e lave as juntas (de preferência com equipamento de pressão) antes de iniciar o rejuntamento. Espere as poças de água secarem ou utilize um aspirador.

2. Consumo aproximado*

1ª demão = 0,900 kg/m² (para pisos com juntas reabertas, como em reformas, considerar consumo de 0,750 kg/m²).
2ª demão= 0,200 kg/m²
3ª demão e subseqüentes = 0,100 kg/m²
Consumo total estimado: 1,500 kg/m²
* Para juntas de 2 a 3 mm

3 – Mistura
Importante: Recomendamos usar um bastão de madeira (cabo de vassoura) para efetuar a mistura, tendo o cuidado para evitar formação de grumos grandes (é normal a aparência de pequenos grumos).
- Para as duas primeiras demãos utilizar 50% de água, para as demais 40%. Nunca ultrapassar os valores recomendados para evitar enfraquecimento do rejuntamento.
- Estimar a quantidade de rejunte necessária para a área a ser rejuntada utilizando os dados do item 1. Misturar no máximo 40 kg de cada vez. De preferência misture sempre todo o conteúdo de um saco. Havendo necessidade de fracionar o conteúdo de um saco utilizar balança para efetuar corretamente o consumo de água.
- Adicionar ao recipiente de mistura a quantidade de água recomendada, iniciar a agitação e em seguida adicionar o rejunte lentamente, mantendo a agitação durante a adição e por mais dois minutos após o término.
- Deixar a mistura descansar de 7 a 10 minutos para que os componentes da fórmula atuem. Antes de iniciar o rejuntamento agite por mais 1 minuto.
- A mistura assim preparada e mantida no recipiente pode ser utilizada por até 3 horas. Este tempo poderá ser reduzido em dias muito quentes.
Obs.: A aparência do rejunte em nada se assemelha aos rejuntes tradicionais, ele se assemelha ao leite qualhado inclusive com uma certa espuma superior causada pelo aditivo anti bolha.

4- Espalhamento
- Aspergir água sobre o piso a ser rejuntado, evitando excesso, antes de cada demão; isso faz diminuir a aderência do rejunte á superfície da placa.
- Marque o horário ao iniciar cada demão do rejuntamento. Utilizando rodo de borracha sólida (não usar rodo de espuma), aplicar o rejunte em movimentos diagonais às juntas buscando preenchê-las;
- Ao rejuntar evite voltar sobre a área rejuntada com a sobra do rejunte utilizado e que se encontra no chão. Descarte as sobras ao fim de cada demão. Verifique se há sobras de rejunte sobre a área rejuntada ao fim de cada demão e se houver, retire-as com uma espátula. Estes procedimentos evitam que as demãos subseqüentes fiquem comprometidas;
- Respeitar o intervalo 45 a 60 minutos entre cada demão para perfeita acomodação do rejunte;
- Geralmente, são necessárias entre quatro e cinco demãos para um rejuntamento completo. Caso seja necessária uma demão de correção de pequenas falhas ou bolhas, a mesma poderá ser feita até 24 horas depois, usando uma mistura mais pastosa (aproximadamente 25% de água) e espátula;
Obs.: Nota-se que o rejunte tem elevada fluidez nos espaços entre as placas embora use apenas 50% da água usada no rejunte cimentício comum. Um dos atestados de boa qualidade do rejunte é seu baixo fator água/cimento.
- Recomenda-se aguardar o mínimo de 72 horas para início do polimento.
Importante: O rejunte deve ser estocado em sua embalagem original sobre estrados de madeira, distantes do chão e paredes (30 cm), livres de umidade, empilhando no máximo de 10 sacos.
O prazo de validade é de 90 dias a partir da data de emissão da nota fiscal de remessa, desde que seguidos todos os cuidados com a armazenagem.
Informamos que todo rejuntamento está sujeito à manutenção periódica devido à sua constante atuação na compensação das movimentações dos panos de assentamento, dilatação e retração das placas e movimentação estrutural.
A Segato também desenvolveu o Estuque Segato, material esse, desenvolvido especialmente para a estucagem do piso e que acompanha o rejunte nos pisos linha Granazzo. Em breve descreverei também sobre esse material.
O Setor de Desenvolvimento da Segato é incansável no trabalho de criar, aprimorar e evoluir para que os produtos Segato sempre sejam superados pelos produtos Segato, ou seja, uma Segato sempre melhor.
Boas obras!!!


Fonte: Manual Técnico Segato Linha Granazzo.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails