segunda-feira, 14 de abril de 2008

Cantos e recantos



Porque aparecem marcas de polimento nas divisas do piso marmorizado com a parede?

O polimento do piso é feito com máquinas politrizes que devido às distâncias entre os pratos que acoplam os abrasivos e a carenagem de proteção impedem que o polimento com esse equipamento alcance a base da parede; sendo necessário o uso de lixadeiras manuais que tem peso e rotação diferentes da politriz tornando impossível não notar diferença entre os dois tipos de polimento.
Claro que a perícia do operador da lixadeira faz diminuir a visualização dessa patologia, pois em alguns casos parecem que trocaram a lixadeira por britadeira, formando “buracos” no piso por mau uso do equipamento.
O uso da ferramenta correta também influi no resultado, pois muita gente não vê a diferença entre uma lixadeira e uma esmerilhadeira que é para uso em serralheria, ambas tem aspecto visual semelhante, porém as rotações são diferentes. A escolha correta das granulometrias dos abrasivos e lixas também influi na qualidade do acabamento.
O uso de uma outra ferramenta para acabamento dos cantos em ângulos é imprescindivel para o bom acabamento. Esse equipamento apelidado de “chicote” na obra é a acabadora de cantos que acoplada com rebolos abrasivos pontiagudos chamados de ponta montada faz o acabamento daqueles cantinhos onde a lixadeira não alcança.
Em suma, o controle na qualidade da mão de obra e o uso correto dos equipamentos irão diminuir a visualização dessas marcas de polimento.
Boas obras.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails