segunda-feira, 7 de abril de 2008

Ensaio de Desgaste



Você sabe como é feito o ensaio de desgaste por abrasão atualmente pela Norma NBR 9457?
Este ensaio é feito em um aparelho chamado Amsler que consiste de um equipamento provido de uma pista de desgaste circular em ferro fundido que gira em torno de um eixo vertical a 30 rpm. Neste eixo é acoplado suporte com duas sapatas equidistantes onde os corpos de prova serrados no tamanho de 70 x 70 x 30 mm e medidos com relógio comparador em quatro pontos são fixados e comprimidos à pista de desgaste a uma carga de 66 N. Enquanto a pista gira os corpos de prova rotacionam a 0,6 rpm em torno do seu próprio eixo e essa pista é abastecida com areia normalizada IPT 50 a uma vazão de 72 cm³/min que funciona com abrasivo.
Após os corpos de prova percorrerem sobre a pista uma distancia de 500 m os corpos de prova são limpos com escova macia e submetidos à medição do relógio comparador. Depois, os corpos de prova são fixados novamente com as posições trocadas e submetidos a mais 500 m de percurso para a medição final no relógio comparador.
Observação: atualmente os pisos marmorizados vibroprensados seguem a Norma para Ladrilhos Hidráulicos e exige que o desgaste médio final no corpo de prova seja inferior a 5 mm para pisos onde os agregados são expostos para efeito decorativo (caso do piso marmorizado tipo Marcopiso).
Mesmo ensaiando periodicamente em laboratórios credenciados, a Segato do Brasil desenvolveu para seu laboratório o aparelho da foto, um genérico do Amsler que simula, por comparação de ensaios anteriores no Amsler, resultados correlacionados quase idênticos, o que para o controle de qualidade do sistema de produção é de muita importância, pois gera uma quantidade maior de ensaios e velocidade de resultados, certificando a qualidade do produto final.
Boas obras.

Um comentário:

Anônimo disse...
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