domingo, 7 de fevereiro de 2010

Óleo Mancha?

O óleo tem um efeito penetrante muito grande e o piso cimentício por si só é poroso, se o piso estiver sem alguma proteção (óleofugante, resina ou cera acrílica) o piso será contaminado quase que de imediato.
A viscosidade do óleo tem influencia, o óleo hidráulico, por exemplo, vai penetrar com maior facilidade que o óleo de motor.
A proteção do piso vai retardar o efeito da penetração, porém a limpeza do produto oleoso deverá ser feita o mais rápido possível, pois a poça de óleo estacionada sobre o piso acaba contaminando as propriedades químicas do produto de proteção até o ponto de alterar suas características e ocorrer a penetração do produto. Alguns produtos retardam mais que outros, mas em nossos testes em fabrica nenhum vedou completamente.
Por isso em áreas sujeitas a mancha de óleo tais como garagens, churrasqueiras, cozinhas, oficinas, gôndola de lojas com produtos oleosos e áreas afins, devemos ficar mais atentos à limpeza.
Em áreas onde o óleofugante está aplicado deve-se sempre atentar para o prazo de validade que o fabricante sugere ao produto até a sua reaplicação.
Nas áreas enceradas devemos observar o aspecto visual do enceramento, se ele estiver com a película protetora desgastada, com partes sem brilho, devemos fazer a recamada.
Onde o piso estiver protegido com resina, devemos observar se o filme protetor está sem desgaste e contínuo.
Todos os produtos protetores têm seu prazo de validade na embalagem, não aplicar produtos vencidos no piso.
Atualmente existem no mercado produtos como Tira Óleo (ou nome similar), Pó de Cataplasma e Tira Manchas que prometem remover a mancha de óleo, porém confesso que ainda não acompanhei testes com esses produtos, mas, no caso do piso já tiver manchado não custa tentar antes de conviver com uma mancha ou trocar a placa do piso danificada.

Boas obras.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails