domingo, 27 de fevereiro de 2011

Diamantes

As ferramentas diamantadas, popularmente conhecidas como “diamantes”, utilizadas nas máquinas politrizes na etapa de polimento do piso têm esse apelido devido ao uso de diamante industrial em sua composição.

O diamante industrial é fabricado a partir do Carbono 14 que sofre um processo industrial semelhante ao que ocorre na natureza com o diamante só que muito mais acelerado e utilizado somente em processos industriais, sendo impossível sua transformação em pedra preciosa de joalheria.

Estas ferramentas são produzidas no seguinte processo de fabricação:

1. Composição e mistura da liga: a liga é essencial para o bom funcionamento da ferramenta. A liga não é nada mais do que uma mistura de vários pós metálicos (cobre, cobalto e outros). Uma boa liga une duas qualidades: boa produção diária e boa produção total. Existem dois tipos de liga para pisos: metálica (placas diamantadas tipo HTC) e resinóide (lixas diamantadas)

2. Adição do diamante: o diamante industrial é selecionado de acordo com dois critérios: tamanho e resistência. O tamanho determina a profundidade do corte: o diamante grande “risca” mais. A resistência determina a velocidade da produção: quanto mais “macio”, a ferramenta corta mais. Ao adicionar o diamante, o engenheiro deve escolher também a quantidade adequada para cada aplicação.

3. Sinterização: a mistura liga + diamante é colocada em formas de grafite que vão determinar seu formato. Depois ela é sinterizada no forno de sinterização. A sinterização é um processo de aquecimento e pressurização, para que a mistura atinja a dureza e resistência desejada.

Diamantes para pisos

Os diamantados para pisos são utilizados em politrizes específicas para o trabalho. Para a aplicação em pisos vibro-prensados com acabamento final em cera, normalmente são utilizados 3 tipos de grãos:

#36: grão de diamante grande, elimina quinas e da planicidade ao piso.
#120: grão de diamante médio, que elimina os riscos deixados pelo grão 36
#220: grão de diamante fino, que dá o pré acabamento ao piso, que posteriormente receberá o acabamento final em cera.

Para o polimento com lapidação do piso em placas, o processo inclui as ferramentas diamantadas resinadas e a adição do elemento químico endurecedor. Segue abaixo um esboço dos processos:

1. Preparo do piso (ferramentas metálicas): são utilizados os grãos #36 #60 #120 #220
2. Processo químico: aplicação do endurecedor
3. Polimento (ferramentas resinadas): são utilizados a sequência dos grãos #100 #200 #400 #800 #1500 #3000

Essa postagem foi colaboração do Sr. Francisco Park da Shark Superabrasivos.

Boas Obras!!!

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails