segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Projetos Digitais


Sou do tempo em que os escritórios de arquitetura usavam pranchetas, canetas nanquim, penas, régua paralela, gabaritos, curvas francesas, esquadros e papel vegetal. Não sou tão velho assim.

Nos anos 90 surgiu uma ferramenta com grande potencial que modificou os escritórios de projetos; O CAD – Computer Aided Design ou Projeto Auxiliado por Computador veio agilizar todo o processo de um projeto.

Como sou eu que faço os levantamentos quantitativos de piso para a Segato, recebo projetos digitalizados em várias extensões como PLT, PDF e DWG para fazer levantamentos de áreas.

Em PLT os projetos têm de ser plotados para fazer os levantamentos, por segurança alguns projetistas salvam seus projetos em PLT para não sofrer alteração. Depois da plotagem, usamos a escala indicada e rabiscamos as plantas para levantar áreas. Demanda tempo e maior quantidade de cálculos.

Outra opção de extensão é  PDF, que pode ser aberto em um visualizador gratuito e não pode ser alterado. Para levantamento nessa extensão é necessário ter todas as cotas (medidas) indicadas no projeto, o levantamento é mais demorado e sujeito a enganos.

Em DWG o projeto pode ser editado, porém é muito mais rápido para fazer o levantamento quantitativo, menos sujeito a erros e mais confiável. Em alguns projetos o processo é tão fácil que basta eu clicar no desenho que aparece um bloco com propriedades que constam todas as áreas que necessito para o levantamento do piso.

Os projetos digitais tornaram os orçamentos da Segato muito mais rápidos e com quantidades mais seguras.

Boas Obras.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails