O ramo do piso marmorizado tem uma característica especial, a força tarefa, os trabalhadores das empresas de aplicação do piso, em aproximadamente 80% provêm de três lugares do nordeste, Conceição do Coité – BA, Ibimirim – PE e região de Livramento – PB, os quais vamos conhecer um pouco da região e dessa história.
Conceição do Coité – BA: Seus trabalhadores vieram em sua grande maioria para trabalhar na Etergran, uma empresa que funcionou até os anos 90, muitos deles trazidos ao piso marmorizado por intermédio de Toninho e Poló que eram da cidade e empregou muitos conterrâneos na empresa.
A cidade fica na região de Serrinha, no leste da Bahia, com população de 60 mil habitantes, tem a produção do sisal como maior fonte de renda, inclusive com fábricas de mantas e corda desse material.
Ibimirim – PE: Localizada no sertão pernambucano, distante 340 km de Recife, tem população de 27.000 habitantes e a pecuária como fonte econômica.
Região de Livramento – PB: A 250 km de João Pessoa, na região do Planalto da Borborema, também conhecido como Cariri, além de Livramento a região engloba São José dos Cordeiros, Pio X, Palestina do Cariri, São Vicente além de outras. Tem a agropecuária com principal fonte econômica.
Os paraibanos da região também começaram a trabalhar nas empresas de piso nos anos 70 e tradicionalmente vem colaborando para o aumento da família do piso marmorizado.
Muitas obras foram concluídas com a dedicação e esforço dos trabalhadores dessas regiões, e a certeza de que em quase a totalidade das grandes obras com piso marmorizado do Brasil, existem gotas de suor infiltradas no piso de homens dessas localidades. Somos reconhecedores disso.
Boas Obras!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário