Na aplicação do piso marmorizado a logística do canteiro é
muito importante para o bom andamento da obra e economia de tempo e diminuição
de quebras.
São quatro os pontos fundamentais da logística de canteiro
para pisos marmorizados: Descarga dos materiais, estoque dos materiais,
betoneira e local da aplicação. Quanto mais próximos esses locais estiverem,
melhor.
O local de descarga deve ser de fácil acesso para os
caminhões/carretas, e como os pisos são paletizados, o ideal é que a descarga
seja feita com empilhadeira ou equipamento similar para evitar quebras e
diminuir o tempo de descarga. No caso de impossibilidade de equipamento, a
descarga manual pode ser feita, sempre considerando que quanto menos
manipulação o piso sofrer, menor será a quebra; por isso, o ideal é que o piso
saia diretamente do caminhão para o estoque .
Devemos considerar também a descarga dos materiais básicos
de assentamento como cimento e areia.
O transporte dos paletes do local de descarga até o estoque
deverá ser feito pela própria empilhadeira, ou usando carrinhos hidráulicos,
tipo transpaletes. No caso dos pisos já não estarem mais paletizados, o
transporte deverá ser feito em carrinhos plataforma ou dependendo da distância
em caminhonetes.
O local ideal para estoque dos pisos marmorizados é um local
coberto sem incidência de sol e chuva; porém como em obra isso é muito difícil,
o estoque dos pisos pode ficar á céu aberto, porém coberto com lona plástica
para proteção.
O cimento deverá ficar em local fechado para evitar umidade,
e o ideal para a areia é um local onde não receba chuva para que possa chegar
seca ao misturador.
O local da betoneira/misturador deve ser estrategicamente
próximo ao local de aplicação, os materiais básicos devem chegar com rapidez
assim como a argamassa deve ser produzida e levada até o local de aplicação sem
que haja interrupção nos serviços. Veículos como dumper, girica, carrinhos de
mão e carrinhos plataforma com laterais são utilizados neste processo de
abastecimento.
Em obras verticais equipadas com gruas, os pisos podem ser
transportados com segurança em garfos apropriados, assim como a argamassa na
caçamba para sólidos. No caso de transporte em “elevadores” o peso do palete é
de 1,5t; como a maioria não transporta essa carga, uma quantidade menor de
peças pode ser elevada em carrinho plataforma que caiba na cabine.
O transporte vertical é sempre o “gargalo” da obra, a
previsão de transporte exclusivo ou preferencial deve ser considerada, ou
também, em possíveis horários alternativos.
O local de aplicação deve estar limpo, iluminado e ter
acesso fácil para abastecimento; não pode ficar desabastecido e nem abastecido
em excesso para evitar desperdício.
A logística de canteiro também envolve pessoal. Alojamento,
banheiros, refeitório, vestiário, almoxarifado e escritório também devem estar
locados para que o tempo de deslocamento seja o menor possível assim como
conforto, segurança e bem estar que devem proporcionar.
Tudo escrito acima parece lógico, porém é o estudo e o projeto
do que parece lógico que faz a obra ter maior velocidade e eficiência, é a
logística do canteiro.
Boas Obras!!!
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