domingo, 9 de março de 2014

Logística do Canteiro

Na aplicação do piso marmorizado a logística do canteiro é muito importante para o bom andamento da obra e economia de tempo e diminuição de quebras.

São quatro os pontos fundamentais da logística de canteiro para pisos marmorizados: Descarga dos materiais, estoque dos materiais, betoneira e local da aplicação. Quanto mais próximos esses locais estiverem, melhor.

O local de descarga deve ser de fácil acesso para os caminhões/carretas, e como os pisos são paletizados, o ideal é que a descarga seja feita com empilhadeira ou equipamento similar para evitar quebras e diminuir o tempo de descarga. No caso de impossibilidade de equipamento, a descarga manual pode ser feita, sempre considerando que quanto menos manipulação o piso sofrer, menor será a quebra; por isso, o ideal é que o piso saia diretamente do caminhão para o estoque .

Devemos considerar também a descarga dos materiais básicos de assentamento como cimento e areia.

O transporte dos paletes do local de descarga até o estoque deverá ser feito pela própria empilhadeira, ou usando carrinhos hidráulicos, tipo transpaletes. No caso dos pisos já não estarem mais paletizados, o transporte deverá ser feito em carrinhos plataforma ou dependendo da distância em caminhonetes.

O local ideal para estoque dos pisos marmorizados é um local coberto sem incidência de sol e chuva; porém como em obra isso é muito difícil, o estoque dos pisos pode ficar á céu aberto, porém coberto com lona plástica para proteção.
 
O cimento deverá ficar em local fechado para evitar umidade, e o ideal para a areia é um local onde não receba chuva para que possa chegar seca ao misturador.

O local da betoneira/misturador deve ser estrategicamente próximo ao local de aplicação, os materiais básicos devem chegar com rapidez assim como a argamassa deve ser produzida e levada até o local de aplicação sem que haja interrupção nos serviços. Veículos como dumper, girica, carrinhos de mão e carrinhos plataforma com laterais são utilizados neste processo de abastecimento.

Em obras verticais equipadas com gruas, os pisos podem ser transportados com segurança em garfos apropriados, assim como a argamassa na caçamba para sólidos. No caso de transporte em “elevadores” o peso do palete é de 1,5t; como a maioria não transporta essa carga, uma quantidade menor de peças pode ser elevada em carrinho plataforma que caiba na cabine.

O transporte vertical é sempre o “gargalo” da obra, a previsão de transporte exclusivo ou preferencial deve ser considerada, ou também, em possíveis horários alternativos.

O local de aplicação deve estar limpo, iluminado e ter acesso fácil para abastecimento; não pode ficar desabastecido e nem abastecido em excesso para evitar desperdício.

A logística de canteiro também envolve pessoal. Alojamento, banheiros, refeitório, vestiário, almoxarifado e escritório também devem estar locados para que o tempo de deslocamento seja o menor possível assim como conforto, segurança e bem estar que devem proporcionar.

Tudo escrito acima parece lógico, porém é o estudo e o projeto do que parece lógico que faz a obra ter maior velocidade e eficiência, é a logística do canteiro.


Boas Obras!!!

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