domingo, 21 de fevereiro de 2016

Foco no Foco!!!


Canteiros de obras são lugares que podem acumular água e se tornar um criadouro para o   aedes aegypti. Nas obras de piso marmorizado precisamos tomar alguns cuidados para que a instalação de piso não seja colaboradora para a desova desse mosquito transmissor.

Na execução do piso usamos muita água tanto para a argamassa quanto para polimento e lavagem. Cuidados com o abandono de equipamentos como latas, tambores, carrinhos, giricas e betoneiras ao tempo; esses equipamentos podem acumular água da chuva ou até mesmo por descuido “esquecemos” agua de uso dentro deles.

Alguns cuidados devem ser tomados na colocação do piso, não devemos demorar muito para rejuntar, a larva demora 5 dias para virar um mosquito. As vezes somos obrigados a deixar “buracos” na paginação (drenos, tomadas e outro tipo de piso) que podem acumular água.

Outro cuidado, geralmente em obras de shoppings, o mall já está com piso marmorizado e as lojas permanecem no nível da laje e é muito comum as lojas ficarem com água, esta água, além de infiltrar no piso gerando umidade, também acaba virando berçário do aedes.

Sempre alerta no polimento, as politrizes trabalham com água, seu reservatório deve ser esvaziado no final dos serviços, a água de lavagem também não pode ser abandonada de qualquer forma e sim recolhida e descartada em local apropriado. Atenção nos tambores, baldes e outros equipamentos de transporte e reserva de água.

Nos intervalos das etapas de polimento e até mesmo no piso pronto, como a obra não está totalmente estanque, algumas poças de água podem ser formadas em sua extensão, é sempre bom uma volta na obra com um rodo na mão.

A melhor maneira de combatermos a dengue, chikungunya e zika é combatendo o foco do mosquito, então foco no foco!!!!

Boas Obras!!!!

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails